Consultas gratuitas em Sacavém alertam para Doença de Refluxo

Conhecer a Idade Metabólica, efectuar consultas de nutrição e esclarecer todas as dúvidas sobre a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), hoje em S. João da Talha, Loures.

A azia e a regurgitação são alguns dos principais sintomas da Doença de Refluxo Gastro-Esofágico (DRGE), doença ainda pouco conhecida que, por ser tão comum e de difícil diagnóstico, muitas vezes evolui para estádios mais graves com implicações na qualidade de vida das pessoas.

Com o objectivo de alertar para esta doença, que afecta um terço dos portugueses, surgiu a iniciativa “Dia da USF” que irá percorrer Unidades de Saúde Familiar de todo o país. A primeira acção decorrerá na Região da Grande Lisboa, na USF de S. João da Talha em Loures, durante todo o dia 11 de Novembro.

Ao longo deste primeiro “Dia da USF”, os utentes podem efectuar uma medição da idade metabólica e obter conselhos úteis sobre alimentação com um nutricionista. A idade metabólica é a idade “real” do corpo, definida com base na quantidade de calorias que este exige para funcionar. Quando é maior que a idade cronológica indica a necessidade de uma mudança de hábitos alimentares e de efectuar exercício físico.

Esta iniciativa parte do projecto www.100azia.com, um website lançado por entidades como a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED) e AstraZeneca, com o objectivo de informar e sensibilizar para a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE).

O refluxo gastroesofágico caracteriza-se pela passagem anormal do conteúdo gástrico para o esófago. No Mundo Ocidental as taxas de incidência na população oscilam entre 12 e 54 por cento. Trata-se de uma doença tão comum que os seus sintomas tão diversos acabam por ser muitas vezes confundidos e minimizados.

Em alguns casos, o refluxo pode evoluir para inflamações que requerem uma vigilância clínica mais rigorosa e até mesmo, a necessidade de intervenção cirúrgica. É por isso, indispensável, estar atento aos sintomas, à sua frequência e solicitar aconselhamento médico.


Unidade de Saúde Familiar São João da Talha (S. João da Talha - Loures)
Rua Maria Conceição Costa, Bº Operário - Das 09h às 18h


Comentários