Consciência e informação reunidas no ciclo: “Ligue à sua saúde: Cancro do colo do útero”

Hoje irá decorrer a terceira sessão do ciclo "Ligue à sua Saúde", sobre o Cancro do Colo do Útero, que terá como convidada especial a médica Ana Brandão. Conhecer os sintomas, os factores de risco e como prevenir uma doença que mata cerca de 380 mulheres/ano, são os objectivos desta iniciativa. A organização deste Ciclo mensal é da Livraria Almedina, da Ideias Concertadas e do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

"Actualmente, o nosso Sistema Nacional de Saúde, procurando assegurar o direito à saúde dos cidadõas, põe à disposição das mulheres dos 25 aos 65 anos, métodos de rastreio para a prevenção do cancro do colo do útero. Neste sentido, cabe também à mulher o dever de agir e usufruir desta mais-valia. Estas campanhas de consciencialização visam sensibilizar a mulher para meios que a ciência disponibiliza para a prevenção da doença e promoção da saúde.

É importante dar a conhecer ou relembrar que gestos e atitudes simples fazem toda a diferença. O cancro do colo do útero é, habitualmente, silencioso. Quando se manifesta, pode ser tarde demais... Por isso, é importante agir preventivamente", apela Ana Brandão, médica interna do Serviço de Ginecologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra. O cancro do colo do útero é a segunda causa de morte por cancro em mulheres jovens, depois do cancro da mama.

O cancro do colo do útero não provoca sintomas e pode demorar até 15 anos a desenvolver-se a partir de lesões genitais pré-cancerosas. Este tipo de cancro não é hereditário, é causado pelo papilomavírus humano, que se transmite por contacto sexual. O teste de Papanicolau ajuda a detectar lesões pré-cancerosas no colo do útero e a vacinação ajuda a preveni-las. O primeiro teste de Papanicolau deve ser feito, pelo menos, a partir dos 25 anos, desde que tenha iniciado a vida sexual.

A vacinação protege contra o vírus e, associada ao rastreio ajuda a maximizar a eficácia da prevenção do cancro do colo do útero ao longo da vida.

A terceira sessão do ciclo"Ligue à sua Saúde", que irá decorrer hoje às 18h, com entrada livrena livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra, é mais um importante passo que se dá no caminho da prevenção do cancro do colo do útero, por meio de informar e sensibilizar as mulheres entre os 25 e 65 anos perante esta realidade.

14 de Dezembro de 2010

Fonte: Ideias Concertadas

Comentários