Depois de dar à luz o primeiro filho, a norte-americana sentia-se exausta, quase um "zombie" e achava que não conseguia descansar o suficiente durante a noite.

No entanto, nem a jornalista nem o médico que a acompanhava deram importância aos sintomas, recorda a apresentadora num artigo da sua autoria publicado no site "My Body and Soul".

Só oito meses depois do nascimento do filho, e no final de um programa, um comentário no Twitter deu o alerta. "Não é incomum receber Tweets sobre o que estamos a usar", comenta Pitt. "Mas este era ligeiramente estranho. Dizia: 'A Lara Pitt tem uma maçã de Adão?'", recorda a jornalista.

Leia tambémDurante um ano, esta foto exibiu um sintoma de cancro que ninguém viu

Naquele momento não deu grande importância mas dias depois reparou que, na verdade, tinha um alto visível na zona do pescoço, que uma ecografia e análises ao sangue confirmaram tratar-se de tiroidite pós-parto.

Trata-se de uma doença autoimune que pode surgir no primeiro ano depois de um parto, em menos de um décimo das mulheres, e que provoca a inflamação da glândula da tiróide. Embora a glândula inflame e cause desconforto, não provoca dor.

A jornalista decidiu revelar agora o episódio para alertar outras mães, uma vez que os sintomas são confundidos pelos próprios médicos com quadros de cansaço ou depressão pós-parto.

Veja ainda15 doenças que não têm cura