Clínicacuf belém cria consulta específica para doentes com pacemaker

Serviço inovador ajudará pessoas com pacemaker para corrigir ritmo do coração

A clínicacuf belém disponibiliza a partir de Abril uma consulta específica para portadores de pacemaker, integrada no seu departamento de cardiologia.

“Com esta consulta pretendemos dar uma resposta específica e adequada às pessoas que possuem um pacemaker para corrigir o ritmo do coração”, afirma o cardiologista Sá Nogueira.

O pacemaker é um pequeno dispositivo electrónico, que providencia ajuda a diversas alterações do ritmo cardíaco, por exemplo quando os “geradores ou instalação eléctrica biológicos (naturais)” falham.

Apesar da sofisticação dos aparelhos actuais é necessária a sua revisão periódica, afinação ao regime ideal para o doente, avaliação da carga do gerador e de eventuais disfunções.

Por outro lado, os doentes deverão ser instruídos de forma a viverem com o seu pacemaker sem complexos ou temores desnecessários, visto circularem muitos mitos sobre os riscos e limitações pela sua posse.

A consulta será composta pela análise instrumental com computadores específicos para cada marca de pacemaker, executada por um técnico, e sua integração clínica pelos médicos cardiologistas da clínicacuf belém. Em caso de necessidade, como complemento, será feito registo de Holter específico para pacemakers.

14 de abril de 2011

Fonte: LPM Comunicação/SAPO

Comentários