Clínica Dentária Social inaugurada na sexta-feira em Setúbal

Mais de três dezenas de voluntários, incluindo seis cirurgiões dentistas, vão colaborar gratuitamente com a nova Clínica Dentária Social, que será inaugurada na sexta-feira, às 15h30, no edifício da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Setúbal.
créditos: INÁCIO ROSA/LUSA

O projeto começou a ganhar forma há cerca de um ano, na sequência das conversas entre o padre Constantino, pároco da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, e o cirurgião dentista José Rafael, em que ambos partilhavam a preocupação com a falta de recursos financeiros de muitas famílias carenciadas para tratarem da boca.

"A ideia da criação de uma Clínica Dentária Social surgiu da observação e do contacto direto com a população dos bairros periféricos de Setúbal. Ao olhar para eles, via que, muitas vezes, as suas bocas não sorriam, porque não tinham dentes ou tinham os dentes muito maltratados. E as pessoas que procuravam acesso ao mercado de trabalho viam-se impossibilitadas de o conseguir", disse à Lusa o padre Constantino.

"Depois ter pago o tratamento a uma pessoa desempregada, essa pessoa, passados 15 dias, arranjou logo trabalho", acrescentou o pároco setubalense, lembrando que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) não dá resposta a este tipo de necessidades básicas da população e que as clínicas privadas praticam preços inacessíveis para famílias carenciadas.

Médicos trabalham gratuitamente

O cirurgião dentista José Rafael, que também foi um dos mentores do projeto, não só vai dar algum tempo à nova Clínica Dentária Social, como também já conseguiu a colaboração gratuita de mais cinco médicos.

Comentários