Parece estranho, mas o segredo para tomar boas decisões é fingir que o problema não é seu e que está a aconselhar outra pessoa. Esta é a conclusão de um estudo que envolveu pessoas com idades compreendidas entre os 20 e 40 anos e os 60 e 80 anos, nos Estados Unidos.

A investigação tinha como principal objetivo encontrar a resposta para o que é conhecido como "Paradoxo de Salomão". O rei Salomão, nomeado no antigo testamento, era um homem famoso pela grande sabedoria, mas que não conseguia tomar decisões corretas e assertivas quanto à própria vida.

Os investigadores da Universidade de Michigan e da Universidade de Waterloo pediram aos inquiridos, de 20 e 40 anos, para imaginarem que um amigo ou que eles próprios tinham sido traídos e descobriram que as pessoas que se distanciavam do problema - pondo-o em perspetiva - faziam melhores escolhas e tomavam decisões mais eficazes.

Na parte final da experiência, fizeram o mesmo com pessoas entre os 60 e 80 anos de idade e verificaram que o resultado se mantinha em ambas as faixas etárias.

"As pessoas são mais sábias quando o problema envolve outras pessoas. Além disso, os resultados demonstram que tendo em conta o envelhecimento, o autodistanciamento reduz a assimetria no sábio raciocínio, contrariamente ao que afirmavam antigas investigações", refere o estudo.