Cidade da Praia organiza campanha para prevenir doenças na época das chuvas

A Câmara Municipal da Praia promove no sábado uma mega campanha de limpeza em todos os bairros e localidades da capital cabo-verdiana para prevenir doenças passíveis de propagação na época das chuvas, com destaque para a dengue.
créditos: LUSA

Em declaração à agência Lusa, o vereador pela área do Saneamento da Câmara Municipal da Praia (CMP), Gilberto Silva, recordou que em 2009 uma epidemia de dengue no país resultou em 21.400 casos, tendo originado quatro óbitos, a maioria na Cidade da Praia.

O autarca adiantou que a campanha de limpeza serve também para reforçar as medidas de prevenção contra as doenças diarreias e o paludismo e preparar a capital cabo-verdiana para a época das chuvas.

"Todos ganhamos com a campanha de limpeza. É importante uma mudança de atitudes e comportamentos em relação ao lixo porque sempre dissemos que uma cidade limpa não é aquela em que se limpa mais, mas, sim, aquela em que não se suja", salientou Gilberto Silva, que apelou a participação da população.

"Estamos ansiosos e contamos com a envolvência da população. Normalmente as pessoas só participem nestas iniciativas quando algo acontece, mas mais vale prevenir do que remedir. Os custos de prevenção são, certamente, menores do que os do tratamento", salientou o vereador.

A iniciativa arranca às 08:00 locais (10:00 em Lisboa) e a CMP contará com a colaboração da delegacia de Saúde, Forças Armadas, Proteção Civil e Bombeiros, Polícia Nacional, Guarda Municipal, Cruz Vermelha, empresas, associações locais e sociedade civil.

Além da limpeza de todos os bairros e arredores das casas, o vereador adiantou à Lusa que o objetivo da campanha é sensibilizar e educar a população. "A limpeza é uma missão e uma luta de todos, não exclusiva dos Governos e câmaras municipais", reforçou.

Gilberto Silva indicou que a CMP disponibilizou cerca de 9 mil euros para aquisição de materiais (pás, enxadas, vassouras, luvas, etc.) que depois serão emprestados aos grupos, mas apela a todos utilizem os meios caseiros e à sua disposição.

O lixo amontoado pelos populares será depois recolhido pela CMP, garante Gilberto Silva.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários