Portugal com aviso amarelo devido a neve, chuva, vento e agitação marítima

Dezasseis distritos de Portugal continental encontram-se esta terça-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido a previsões de vento e chuva forte e agitação marítima.

De acordo com informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página de internet, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão hoje sob aviso amarelo, o que implica uma situação de risco para determinadas atividades que estão dependentes das condições meteorológicas.

Todos os distritos em causa estão sob prevenção devido a previsões de chuva forte, sendo que no interior o aviso inclui previsões de vento forte, já que o IPMA prevê rajadas na ordem dos 90 km/hora nas terras altas. O aviso é válido até às 18h00 de hoje.

Já nos distritos do litoral, o alerta – ativo entre as 18h00 de hoje e as 18h00 de quarta-feira – inclui a previsão de ondas que podem atingir os quatro a cinco metros.

Esta previsão já levou a Marinha Portuguesa a fechar quatro barras e condicionar outras tantas.

De acordo com o site daquela instituição, as barras de Esposende, Povoa do Varzim, Douro e São Martinho do Porto estão fechadas a toda a navegação, enquanto as barras de Caminha, Vila do Conde, Aveiro e Figueira da Foz estão condicionadas.

Queda de neve

O IPMA prevê para hoje, nas regiões norte e centro do país, céu em geral muito nublado com aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada até ao final da tarde, especialmente no litoral. Há possibilidade de queda de neve acima dos 1500/1600 metros.

Comentários