O anúncio foi feito esta quinta-feira (15/09) pelo presidente do município, Alberto Mesquita.

Alberto Mesquita (PS) explicou que a informação da chegada dos três clínicos ao concelho ribatejano foi dada durante uma reunião do executivo com a Administração Regional de Saúde e Vale do Tejo (ARSLVT).

O autarca reconheceu que a falta de médicos no concelho tem provocado "situações de caos" nalguns centros de saúde do município e que por isso a chegada dos novos médicos poderá ajudar a minorar o problema.

"É uma excelente notícia, uma vez que há muito tempo que ansiávamos pela chegada de novos médicos. Ainda não é o número que desejávamos, mas já levanta boas perspetivas", sublinhou.

No concelho de Vila Franca de Xira existem atualmente perto de 65 mil pessoas sem médico de família.

Novo centro de saúde

O presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira anunciou ainda que o Governo deu autorização para que o Centro de Saúde de Vialonga seja transferido para novas instalações, cujas obras estão orçadas em 500 mil euros. A mudança do atual centro de saúde para instalações situadas num ninho de empresas era uma "ambição antiga da autarquia".

O novo espaço, também na freguesia de Vialonga, estava a acolher provisoriamente a Escola Básica N.º 2 de Vialonga, mas o novo estabelecimento de ensino vai ser inaugurado hoje à tarde.

"Estamos a falar de instalações [atuais] que não têm as melhores condições. Têm problemas graves de infiltração. Estamos seguros de que a novas instalações irão dar outro tipo de resposta e melhores condições tanto para os médicos como para os utentes", apontou.

Alberto Mesquita referiu que a data de início das obras de reabilitação do edifício que irá acolher o equipamento ainda não é conhecida, mas estimou que o custo da empreitada seja de cerca de 500 mil euros.

Veja isto: As frases mais ridículas ouvidas pelos médicos

Saiba também: 12 sintomas que nunca deve ignorar