Este centro de saúde do distrito de Vila Real funcionava apenas das 09:00 até às 18:00 nos dias de semana e até às 16:00 aos fins de semana.

O Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave anunciou agora que, com a entrada em funcionamento da Unidade de Saúde Familiar Senhora da Graça, em Mondim de Basto, foi possível alargar o horário de funcionamento do centro de saúde das 08:00 às 20:00.

Aos sábados, domingos e feriados o serviço de atendimento complementar funciona das 09:00 às 16:00.

A autarquia congratulou-se hoje com o alargamento do horário de funcionamento desta unidade de saúde, uma medida que disse que concretiza uma pretensão antiga da população e que vai “melhorar as condições de atendimento aos utentes”.

“Esta USF permite alargar o funcionamento do centro de saúde em mais três horas por dia e a expectativa é que permita melhorar as condições de acesso aos cuidados de saúde para a nossa população”, afirmou à agência Lusa o presidente da câmara, o socialista Humberto Cerqueira.

A USF da Senhora da Graça conta com quatro médicos e pode servir 6.000 utentes.

As questões da saúde têm sido uma das prioridades para a câmara de Mondim de Basto, que nos últimos anos tem reivindicado a colocação de mais médicos no centro de saúde local e alertado para uma indefinição na referenciação hospitalar, já que Mondim de Basto é servido pelos centros hospitalares de Trás-os-Montes e Alto Douro, Alto Ave e Vale do Sousa.

Em 2014, o município foi contemplado com a instalação de uma viatura de emergência. Já em 2015, a autarquia celebrou com os Bombeiros Voluntários de Mondim um protocolo para o transporte de doentes para consultas e tratamentos

Ainda no distrito de Vila Real, entraram recentemente em funcionamento as unidades de saúde familiar da Régua e do Douro, instaladas no centro de saúde de Peso da Régua.

A USF Régua, constituída por uma equipa multidisciplinar com sete médicos, sete enfermeiros e cinco secretários clínicos, está preparada para servir aproximadamente 11.000 utentes.

A USF Douro integra cinco médicos, cinco enfermeiros e quatro secretários clínicos e pode servir 7.500 utentes.

Ambas vão funcionar entre as 08:00 e as 20:00, nos dias úteis, disponibilizando à população consultas programadas, consultas de vigilância e prevenção, consultas no domicílio, consulta de doença aguda (consulta aberta).