Campo de férias promove independência de crianças com VIH

A Associação de Saúde Infantil de Coimbra (ASIC) em parceria com o Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (HP-CHUC) vai organizar entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro um campo de férias gratuito dirigido a crianças e adolescentes com VIH.
créditos: PEDRO FREITAS SILVA/LUSA

O evento terá lugar na Quinta da Fonte Quente, na Tocha, em Cantanhede, e pretende promover a independência dos participantes e ajudá-los a gerir corretamente a doença.

“Queremos sensibilizar estas crianças para a importância da adesão ao tratamento e de um estilo de vida saudável” explica Graça Rocha, Pediatra que, no HP-CHUC, segue estas crianças/jovens. “Pretendemos promover o seu bem-estar social, psicológico e afetivo através de um evento que cultiva ambientes amistosos e lúdicos que promovem a autoestima e a entreajuda” refere Rosa Gomes, Assistente Social que no HP-CHUC, que acompanha estas famílias.

O campo de férias vai contar com a participação de 70 pessoas, entre crianças e jovens com VIH, com idades compreendidas entre 1 e 19 anos de idade, respetivas mães, também elas, na sua maioria, portadoras de VIH e outros familiares.

Este ano, sob o tema da prevenção (infeções sexualmente transmissíveis, risco cardiovascular e acidentes), as crianças vão ter a oportunidade de participar em vários workshops, ateliers, arraiais, jogos interativos, desportos radicais e até dançar numa discoteca. As atividades decorrem diariamente entre as 09h30 e as 23h.

Esta é a 14ª edição do projeto "A Brincar também se aprende" campo de férias para crianças e jovens com VIH e suas famílias, um projeto desenvolvido pela Consulta de Doenças Infecciosas (MED/CDI) do Hospital Pediátrico do CHUC e pelo Serviço Social e Departamento de Pediatria do Centro Hospitalar Lisboa Norte com a parceria da Associação de Saúde Infantil de Coimbra.

A iniciativa conta com o apoio da ViiV Healthcare e de outros mecenas.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários