Caminha/verão: Câmara arreia Bandeira Azul e desaconselha banhos na "praia das crianças"

A Câmara de Caminha anunciou hoje que decidiu arrear a bandeira azul da praia de Vila Praia de Âncora, depois dos resultados “extremamente negativos” das análises da água recolhida à saída da ETAR daquela localidade.

Paralelamente, a Câmara colocou na praia um aviso de desaconselhamento de prática balnear. “Em primeiro lugar, está a salvaguarda da saúde pública, que urge e tem de ser preservada”, refere um comunicado da autarquia.

Em causa está a chamada “praia das crianças”, que entre 2006 e 2010 esteve sem bandeira azul por problemas similares.

Para o executivo liderado por Júlia Paula Costa, o problema poderá ter duas causas: ou a descarga [da ETAR] não cumpre com os parâmetros ambientais, ou os parâmetros ambientais autorizados não são compatíveis com o atual estado natural do rio.

A Câmara salienta que o rio apresenta um caudal reduzido, de águas estagnadas, a que se alia um quadro de temperaturas elevadas. “Pode estar a serem debitadas no rio, por parte da ETAR quantidades mais elevadas de água do que o volume que o rio apresenta”, admite.

A Câmara garante que não se conforma com esta situação, e tomará “todas as iniciativas necessárias para o apuramento de eventuais responsabilidades ou responsáveis”.

A Lusa tentou ouvir a empresa Águas do Noroeste, responsável pela referida ETAR, mas até ao momento sem sucesso.

24 de agosto de 2011

Fonte: Lusa

Comentários