Investigadores da Universidade de Deakin, Austrália, concluíram que as crianças em idade pré-escolar que brincam com videojogos interativos possuem melhores capacidades motoras.  

Os resultados do estudo mostram que movimentos como apanhar, atirar e pontapear estavam mais afinados nas crianças que tinham por hábito jogar com consolas interativas.

O estudo foi realizado com crianças com idades entre os três e os seis anos. Os níveis de atividade física das crianças foram monitorizados, bem como o tempo e tipo de consola e jogos utilizados.

Os investigadores verificaram que as crianças que passavam mais tempo com jogos interativos mostravam maiores competências no controlo de objetos (a pontapear ou manusear uma bola, por exemplo), mas não encontraram qualquer associação com o desenvolvimento de capacidades locomotoras (como saltar ou correr).

«Podemos no entanto questionar se estas crianças têm capacidades mais desenvolvidas porque brincam com jogos interativos, ou se tendem a jogar mais estes jogos porque já têm capacidades de controlo de objetos bem desenvolvidas. Porém, brincar com jogos interativos pode ajudar a desenvolver a coordenação olho/mão», diz Lisa Barnett, responsável pelo estudo.

Contudo os investigadores dizem serem necessários estudos mais profundos para determinar esta relação, pois as crianças com melhores capacidades de mobilidade tendem também a ser adolescentes mais ativos e em forma.

2012-07-30