Autorizado posto farmacêutico reclamado há vários anos no Parchal, Lagoa

Algarve terá nova farmácia
31 de julho de 2013 - 14h37



A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED) abriu concurso para a instalação de um posto farmacêutico móvel na freguesia do Parchal, no concelho de Lagoa, no Algarve, estrutura exigida há vários anos pela população.



"Trata-se de um serviço essencial que era reclamado há vários anos e que, finalmente, vai ser concretizado", disse à agência Lusa Rui Correia, vice-presidente da Câmara de Lagoa.



De acordo com o autarca, "há mais de dez anos que a autarquia insistia com as várias entidades para que fosse aberto" um posto farmacêutico naquela freguesia, uma das que mais cresceu nos últimos anos.



"O serviço de proximidade beneficiará cerca de cinco mil pessoas, que assim evitarão deslocações a Portimão ou a Ferragudo para adquirirem produtos farmacêuticos", frisou o autarca.



Segundo Rui Correia, devido às perspetivas de crescimento da freguesia, "não fazia qualquer sentido que as pessoas continuassem obrigadas a percorrer vários quilómetros para terem acesso a produtos farmacêuticos essenciais".



O autarca acrescentou que a Administração Regional de Saúde do Algarve já tinha dado parecer favorável para a instalação de um posto de venda farmacêutico, que agora será concretizado através de concurso pelo INFARMED.



"Esperamos que a instalação efetiva decorra o mais breve possível", observou Rui Correia.



A avaliação das propostas e a decisão final do vencedor para a abertura do posto farmacêutico móvel na freguesia do Parchal, no concelho algarvio de Lagoa, compete ao INFARMED.



Lusa
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários