A Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão - Pulmonale - elaborou uma petição pública de apoio ao Uruguai, no diferendo que opõe este país à Phillip Morris, empresa produtora de tabaco, acerca das políticas empreendidas no combate ao consumo de tabaco.

Em causa estão as leis que limitam a publicidade nos maços de tabaco.

A associação portuguesa enviou uma carta ao Presidente Tabaré Ramón Vázquez Rosas revelando o seu total apoio nas políticas do país de combate ao tabagismo.

"Tendo tomado conhecimento dos problemas que o seu país tem enfrentado ao tentar diminuir o consumo de tabaco e, com isso, diminuir a mortalidade da sua população, a Pulmonale vem, através deste gesto simbólico, expressar toda a sua solidariedade para com o povo do Uruguai e disponibilizar-se para o ajudar na luta com este vício", lê-se na carta.

No combate à indústria tabaqueira - e à pretensão que esta tem de controlar a publicidade nos maços de tabaco - Portugal e Austrália são tidos como países exemplares no combate ao consumo do tabaco, na esperança que as medidas adotadas resultem num menor consumo e, consequentemente, numa menor mortalidade causada por cancro do pulmão, infeções respiratórias e outras doenças provocadas por este consumo.

A petição pode ser assinada aqui.