“Insistimos na criação urgente de uma comissão parlamentar de inquérito e na suspensão imediata do conselho de direção, que, por falta de sentido de Estado, ainda não apresentou a sua demissão”, adiantou a ANTEM, em reação à auditoria interna ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

A auditoria, a que a Lusa teve acesso, apontou falhas no armazenamento de medicamentos e concluiu que o instituto não garante que todos os consumíveis estão dentro da validade, o que pode pôr em perigo a segurança dos doentes.

Na resposta, o INEM garantiu estas “situações pontuais” já foram ou estão a ser alvo de correção e que foram detetadas numa auditoria realizada por amostragem, que não podem generalizar-se a todo o instituto”.

Para a ANTEM, este caso é “mais um” de entre os “sucessivos eventos adversos” que “jamais poderiam ocorrer num instituto público” responsável por coordenar o funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica.

“Somando todos os eventos adversos que se têm vindo a verificar, antes de qualquer medida, urge pelo afastamento do conselho de direção do INEM, que se mostra incapaz de conduzir de forma eficaz o INEM, causando danos inestimáveis ao instituto e ao seu bom nome e custando vidas ao país”, adiantou a associação.

De acordo com a ANTEM, a missão do INEM “está claramente posta em causa”, uma vez que os cuidados de emergência médica estão “subordinados aos atrasos e à má qualidade de formação”.

“Importa saber na íntegra o resultado da referida auditoria, que suspeitamos ser demolidora”, alertou ainda a associação, que deu conhecimento desta sua posição às comissões parlamentares de Saúde e de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, assim como aos grupos parlamentares.

A auditoria em causa, elaborada entre os dias 23 de maio e 07 de junho, apontou falhas no armazenamento de medicamentos e concluiu que o instituto não garante que todos os consumíveis estão dentro da validade, sublinhando igualmente que o INEM “não garante a utilização responsável e segura dos medicamentos pelos profissionais”.

Entre outras conclusões, que incluem a falta de controlo de pragas, sobretudo num dos armazéns onde são guardados consumíveis e medicação para distribuição a nível nacional, os peritos apontam o dedo à forma como os medicamentos estão guardados em alguns locais.

O documento refere também a falta de Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH), sublinhando que “os recursos humanos são insuficientes para a prossecução dos objetivos de diferentes unidades orgânicas, tendo repercussões nos resultados dos indicadores estabelecidos”.

Na resposta enviada hoje à Lusa, o INEM diz ter “um robusto sistema de qualidade”, caracterizado pela “procura ativa e permanente de áreas e pontos de melhoria” e lembra que “desenvolve periodicamente um conjunto de auditorias internas combinadas, por amostragem, o que permite identificar as atividades e áreas em que é possível melhorar e corrigir o sistema”.