25 de junho de 2013 - 10h47
O Hospital Sousa Martins (HSM), na Guarda, é palco de um estudo que visa a monitorização da dor através de um sistema informático desenvolvido pela Universidade da Beira Interior (UBI) em parceria com o SAPO Labs, através do portal Meu Sapo Saúde.
O estudo piloto abrange utentes intervencionados em regime ambulatório. 
O sistema é composto por uma aplicação instalada num smartphone disponibilizado aos utentes da Unidade de Cuidados Ambulatórios (UCA) do HSM. 
A aplicação permite a consulta da prescrição definida pelo médico, para além de alertar através de um aviso sonoro para a necessidade de tomada de medicamentos de acordo com prescrição definida, solicitando ao mesmo tempo a introdução dos níveis de dor sentida, através de uma escala numérica. 
Os dados obtidos são enviados para o portal Meu Sapo Saúde, permitindo a posterior consulta ao utente e aos profissionais de saúde responsáveis pela monitorização. 
A monitorização de utentes é realizada ao longo de 5 dias.
Este piloto surge no âmbito do projeto Doctor Mobile, uma aplicação para dispositivos móveis (APP), cujo projeto se encontra em curso também na UBI e no HSM e que visa a monitorização de doentes com dor crónica.
SAPO Saúde