Apesar da chuva, risco de radiação ultravioleta mantém-se alto

Vinte e uma regiões do país apresentam esta segunda-feira risco alto de exposição à radiação ultravioleta (UV) e outras seis estão com níveis moderados. Alerta laranja de chuva em três distritos do Norte.
créditos: AFP

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Aveiro, Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viseu, Vila Real, Santa Cruz das Flores, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada (Açores) apresentam hoje risco alto de exposição à radiação UV enquanto Braga, Coimbra, Guarda, Penhas Douradas, Porto e Viana do Castelo estão com níveis moderados.

O IPMA prevê para hoje céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se geralmente pouco nublado a partir do meio da tarde, aguaceiros fracos nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, mais frequentes até ao final da manhã.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado durante a tarde, de noroeste no litoral a sul do cabo Mondego e de sudoeste na costa sul do Algarve e nas terras altas e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

Máxima de 26 graus

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 16 e 23 graus Celsius, no Porto entre 13 e 19, em Braga entre 11 e 19, em Viana do Castelo entre 12 e 19, em Viseu entre 10 e 18, em Bragança entre 10 e 20, na Guarda entre 9 e 16, em Castelo Branco entre 12 e 23, em Coimbra entre 12 e 20, em Santarém entre 15 e 24, em Évora entre 13 e 25, em Beja entre 14 e 25, em Faro entre 17 e 23 e em Leiria entre 14 e 22.

O IPMA prevê para hoje na Madeira céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se geralmente muito nublado a partir da manhã, aguaceiros a partir do início da manhã e vento fraco a moderado do quadrante norte.

No Funchal, as temperaturas vão variar entre 22 e 26 graus. Para os Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com boas abertas, aumentando de nebulosidade para o fim do dia e vento oeste bonançoso, tornando-se fresco com rajadas até 50 quilómetros por hora no grupo ocidental (ilhas das Flores e Corvo).

Em Ponta Delgada as temperaturas vão variar entre 18 e 23 graus, na Horta e Angra do Heroísmo entre 24 e 18 e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 24.

Alerta laranja

Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga vão estar, entre terça e quarta-feira, sob aviso laranja, o segundo mais grave, devido à previsão de chuva e vento forte.

O aviso é válido entre as 07h00 de terça-feira e as 09h59 de quarta-feira, dia em que a chuva forte e persistente passará a aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou ainda sob aviso amarelo, também para terça e quarta-feira, os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Setúbal, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra, onde se espera, nuns casos, chuva ou vento fortes, e, noutros, agitação marítima.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários