O arquipélago da Madeira está sob aviso laranja desde as 06h00 e até às 22h00 de hoje devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima. O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado.

O IPMA emitiu ainda um aviso amarelo de vento forte com rajadas da ordem dos 75 quilómetros por hora nos extremos oeste e leste da Madeira entre as 06h00 e as 22h00 de hoje. Sob aviso amarelo estão também os distritos de Braga, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa e Setúbal devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima entre as 10h00 de hoje e as 22h00 de quinta-feira. O aviso amarelo é o terceiro mais grave numa escala de quatro e significa "risco para determinadas atividades”.

O IPMA prevê para esta quarta-feira (10/08) no continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior centro e sul, vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando do quadrante norte no litoral a norte do Cabo de Sines e sendo moderado a forte no litoral Centro, em especial durante a tarde.

Nas terras altas prevê-se vento moderado do quadrante leste, soprando forte até ao final da manhã e a partir do final da tarde com rajadas até 80 quilómetros por hora, em especial nas regiões norte e centro.

Leia também: 10 alimentos que o protegem do sol

Saiba ainda: 15 alimentos que o mantêm hidratado

Veja isto10 cuidados para evitar os efeitos do calor na saúde

A previsão aponta ainda para descida da temperatura mínima, em especial nas regiões do interior norte e centro e pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior e pequena subida na faixa costeira a norte do Cabo Raso.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado nas vertentes sul da ilha da Madeira, vento moderado a forte de nordeste, com rajadas até 75 quilómetros por hora até ao final da tarde, soprando forte a muito forte nas terras altas, com rajadas até 95 quilómetros por hora até ao final da manhã e descida da temperatura máxima, sendo acentuada em alguns locais.

Para os Açores estão previstos períodos de céu muito nublado com boas abertas, possibilidade de aguaceiros fracos.

Todas as regiões do país apresentam risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).  A região de Santa Cruz das Flores apresenta risco elevado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 19 e 34 graus Celsius, no Porto entre 20 e 31, em Braga entre 16 e 34, em Viana do Castelo entre 17 e 30, em Vila Real e Viseu entre 15 e 30, em Bragança entre 12 e 28, na Guarda entre 12 e 27, em Coimbra entre 18 e 34, em Leiria entre 14 e 33, em Castelo Branco entre 19 e 33, em Portalegre entre 21 e 33, em Santarém entre 17 e 38, em Évora entre 16 e 36, em Beja entre 17 e 35, em Faro entre 20 e 29, no Funchal entre 27 e 30, em Ponta Delgada e em Santa Cruz das Flores entre 21 e 27, na Horta entre 22 e 28.

Com Lusa