Segundo a página do IPMA, os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Vila Real, Setúbal, Lisboa, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Braga, estão sob aviso amarelo desde as 05h00 de quarta-feira e até às 20h00 de sexta-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Faro é o único distrito de Portugal continental que se encontra sob aviso amarelo devido à agitação marítima, uma vez que são esperadas ondas de sueste com dois metros. O aviso teve início às 05h00 de hoje e vigora até às 11h00 de sexta-feira.

Nos distritos de Viseu, Évora, Guarda, Setúbal, Lisboa, Beja, Castelo Branco e Portalegre, o aviso amarelo termina já hoje às 20h00, mas nos distritos de Braga, Bragança e Vila Real prolongam-se até às 20h00 de sexta-feira.

Leia também: 10 alimentos que o protegem do sol

Saiba ainda: 15 alimentos que o mantêm hidratado

Veja isto10 cuidados para evitar os efeitos do calor na saúde

O aviso amarelo é o terceiro mais grave numa escala de quatro e significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

Dezassete regiões do continente e o arquipélago da Madeira apresentam também risco muito elevado de exposição à radiação ultra violeta (UV). O distrito de Viana do Castelo e a ilha das Flores, nos Açores, apresentam risco elevado de exposição aos raios UV.

O IPMA prevê para esta quinta-feira céu muito nublado no litoral norte e centro e, a partir da tarde, aumento de nebulosidade com condições favoráveis à ocorrência de trovoada e de aguaceiros, que poderão ser de granizo, em especial nas regiões montanhosas do interior Norte e Centro.

Clique em página seguinte para ver as temperaturas

No arquipélago dos Açores espera-se céu muito nublado e possibilidade de períodos de chuva fraca nas ilhas dos grupos ocidental e central. Na Madeira, a previsão é de céu nublado e pequena descida da temperatura máxima.

Segundo o IPMA as temperaturas vão atingir os 37 graus Celsius em Évora; 36 em Castelo Branco; 35 em Bragança; 34 em Vila Real e Santarém; 33 em Viseu; 32 em Faro; 31 em Lisboa; 37 no Funchal; 26 em Ponta Delgada e 24 no Porto e Viana do Castelo.

Com Lusa