Um estudo publicado no jornal científico Psychological Science e desenvolvido por um grupo de investigadores liderados por Sheldon Cohen, da Universidade de Carnegie Mellon, mostra que um abraço ajuda a prevenir o aparecimento de uma gripe.

A investigação sugere que uma ligação social sólida protege-nos da ansiedade, do stress e da depressão, fatores que influenciam a prevenção desta doença.

Durante 15 dias, os investigadores observaram um grupo de 400 pessoas e tentaram perceber os seus níveis de interação e apoio social.

Foram-lhes administradas pequenas gotas nasais com o vírus da gripe. Depois, os voluntários foram colocados num hotel durante uma semana e os sintomas foram monitorizados pelos investigadores. As pessoas que recebiam mais abraços ou tinham um maior apoio por parte dos familiares tinham menos sintomas do que os restantes.

"Há várias evidências científicas que mostram que o toque pode proteger as pessoas de vários sintomas", afirma Sheldon Cohen, professor de psicologia da Carnegie Mellon, no estudo. Segundo Cohen, "um abraço por dia é o suficiente" para afastar a gripe.

15 coisas que tem de saber para não enlouquecer