A candidata presidencial norte-americana Hillary Clinton está a recuperar de uma pneumonia. No domingo (11/09), durante o aniversário dos 15 anos do 11 de setembro, a candidata democrata quase desmaiou debaixo do forte calor que se fazia sentir em Nova Iorque.

Os sintomas iniciais da pneumonia são em tudo semelhantes aos de muitas outras doenças respiratórias: febre, arrepios e tosse, mas também dores musculares, dores de cabeça e fadiga.

Contudo, a semelhança de sintomas é apenas inicial pois, à medida que a infeção avança, surgem outras manifestações como a dificuldade respiratória e produção de muco (de cor amarelada ou esverdeada).

Os vírus não são, porém, a única causa de pneumonia, que pode ter igualmente origem bacteriana.

Aqui ficam 5 factos sobre a doença que todos devemos saber:

  1. A pneumonia apresenta diferentes riscos para diferentes grupos etários: a pneumonia tende a ser mais grave em bebés e crianças pequenas - uma vez que o seu sistema imune ainda está em formação - e em idosos com mais de 65 anos - não lhe devíamos chamar idosa, mas Hillary já tem 68 anos. Também as pessoas com outros problemas de saúde como insuficiência cardíaca, diabetes ou doença pulmonar obstrutiva crónica têm maior risco de sofrer de pneumonia, assim como as pessoa com o sistema imunitário debilitado devido a doença ou outros fatores.
  2. A pneumonia é contagiosa: Diariamente, as mãos estão em contacto com agentes infeciosos, nomeadamente os eventuais agentes causadores da pneumonia: basta levá-las à boca ou tocar no interior do nariz para eles entrarem no organismo. Lavar as mãos, com sabonete e rigor, reduz a probabilidade de contaminação. As toalhitas desinfetantes também são úteis, sendo apenas aconselhadas em momentos em que não é possível lavar as mãos.
  3. Não há um prognóstico comum à pneumonia: A pneumonia pode ser leve ou mortal. Portugal é o segundo país da Europa com a mais elevada taxa de mortalidade padronizada por pneumonia, segundo dados da OCDE. Esta doença respiratória mata 16 pessoas por dia em Portugal
  4. Os sintomas de Hillary Clinton pareciam mais graves: O mal-estar era visível e legível a partir da linguagem corporal de Hillary Clinton. A candidata presidencial quase desmaiou depois de entrar em desidratação devido ao calor intenso em Manhattan no dia das comemorações dos 15 anos do 11 de setembro. A partir dos 65 anos, os sintomas da pneumonia podem ser variados. Não foi no entanto revelado se a origem da pneumonia que afetou a norte-americana é bacteriana ou viral.
  5. Vacine-se: A pneumonia pode evoluir para um quadro clínico mais grave e por isso a melhor aposta é a prevenção. Esta passa pela vacinação, nomeadamente contra a gripe: afinal, uma das complicações possíveis da gripe é a pneumonia…Está igualmente disponível uma vacina contra o pneumococo (Streptococus pneumoniae), uma das bactérias causadoras da pneumonia e que pode ser administrada, com toda a segurança e comodidade, na farmácia, uma vez prescrita pelo médico. A vacinação não oferece proteção total, não prevenindo todas as causas de infeção. Contudo, numa pessoa vacinada, a pneumonia é habitualmente mais ligeira, dura menos tempo e apresenta menor risco de complicações.

Leia também: 12 sintomas que nunca deve ignorar

Saiba ainda: As frases mais ridículas ouvidas pelos médicos