Dúvidas comuns sobre o treino depois das férias. Fomos falar com um personal trainer

Quando devo começar a treinar e o que devo comer? O Personal Trainer Pedro Miranda esclarece dúvidas comuns de quem quer regressar ao treino depois das férias.

Pedro Miranda, Personal Trainer

créditos: SAPO

Existe alguma altura ideal para começar a treinar?

Nos dias de hoje, a preocupação com a melhoria da qualidade das nossas vidas deveria estar sempre presente por isso, na minha opinião, não há alturas consideradas boas ou más para treinar, o que há são fases em que nos sentimos mais motivados para a prática desportiva e nessas alturas devemos aproveitar essa motivação extra ao máximo e treinar.

Quando se quer perder peso, que características são necessárias estarem reunidas para que o treino seja eficaz?

Antes de qualquer programa de exercício deveremos reunir algumas informações em relação ao cliente, ou seja fazer uma pequena anamnese: histórico familiar, passado desportivo, objetivos, condição física atual, preferências, conhecimentos, motivação e tempo disponível para treinar.

Depois, em função da avaliação das necessidades, motivações e objetivos de cada um, elaboramos um plano de treino, que nos permita trabalhar em segurança. Ou seja, se alguém pretende perder peso, mas nunca treinou, num primeiro momento, será necessário encontrar um balanço equilibrado entre o que o cliente quer e o que ele realmente necessita, caso contrário há sérios riscos do aparecimento de lesões, o que por sua vez pode impedir que se consigam atingir os objetivos.

Depois, é necessário que se perceba que não basta treinar para perder peso. É necessário também mudar alguns hábitos alimentares e do estilo de vida. Neste momento, os treinos mais utilizados para a perda de peso são treinos intervalados de alta intensidade (HIIT) e ainda treinos de força.

Quantas vezes devo treinar por semana?

Na minha opinião deveríamos treinar uma hora, pelo menos, três vezes por semana e em dias alternados.

Devo estabelecer objetivos de emagrecimento ou tonificação, por exemplo, ou isso pode ter um efeito perverso?

A definição de objetivos de treino é sempre fundamental, pois só assim conseguiremos fazer uma correta planificação do trabalho a desenvolver. Depois, devemos perceber que cada pessoa vai reagir aos estímulos promovidos pelo treino de forma de forma diferente e que, em função de algumas características genéticas os ganhos/perdas, poderão também eles aparecer de diferentes formas.

Relativamente à perda de peso vs tonificação, elas estarão intimamente ligadas. Ou seja quando perdemos peso através do treino vamos certamente aumentar a tonicidade muscular, o que de certa forma é o ideal.

Veja isto: Truques para recuperar daqueles “quilinhos” extra ganhos nas férias

Comentários