• SAPO Lifestyle SAPO Lifestyle Início
  • Moda e Beleza
    • Atualidade
    • Dicas e Tendências
    • Beleza e Estética
    • Para Ele
    • Especiais
  • Saúde
    • Atualidade
    • Peso e Nutrição
    • Fitness e Bem-Estar
    • Saúde e Medicina
    • Sexo
    • Especiais
  • Família
    • Atualidade
    • Gravidez
    • Bebé
    • Criança
    • Pais e filhos
    • Relações
    • Especiais
  • Vida
    • Atualidade
    • Comportamento
    • Dinheiro e Carreira
    • Ecologia
    • Especiais
  • Sabores
    • Receitas
    • Atualidade
    • Chefes e Restaurantes
    • Dicas
    • Especiais
  • Fama
    • Atualidade
    • Estilos
    • Especiais
  • Astral
    • Previsões
    • Astrologia
    • Signos
    • Práticas
    • Terapias
    • Espiritualidade
  • Casa e Lazer
    • Atualidade
    • Decoração e Jardins
    • Viagens
    • Passatempos
    • Especiais
  • Mais Menu
    Menu
    • Moda e Beleza
      • Atualidade
      • Dicas e Tendências
      • Beleza e Estética
      • Para Ele
      • Especiais
    • Saúde
      • Atualidade
      • Peso e Nutrição
      • Fitness e Bem-Estar
      • Saúde e Medicina
      • Sexo
      • Especiais
    • Família
      • Atualidade
      • Gravidez
      • Bebé
      • Criança
      • Pais e filhos
      • Relações
      • Especiais
    • Vida
      • Atualidade
      • Comportamento
      • Dinheiro e Carreira
      • Ecologia
      • Especiais
    • Sabores
      • Receitas
      • Atualidade
      • Chefes e Restaurantes
      • Dicas
      • Especiais
    • Fama
      • Atualidade
      • Estilos
      • Especiais
    • Astral
      • Previsões
      • Astrologia
      • Signos
      • Práticas
      • Terapias
      • Espiritualidade
    • Casa e Lazer
      • Atualidade
      • Decoração e Jardins
      • Viagens
      • Passatempos
      • Especiais
    Tópicos
    • Entrevistas
    • Cartoon
    • Passatempos
    Esquema de cores
    No modo automático o site usa o esquema de cores definido no seu sistema operativo
    Siga-nos
    • Instagram
    • Facebook
    • X
  • Pesquisa
  • Entrevistas
  • Cartoon
  • Passatempos
MEO à velocidade máxima de 10Gbps

10 coisas que deveria lavar e que nunca lava

Nuno de Noronha
10 mai 2018 16:20
Fitness e bem-estar
  • categoria-bem-estar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
  • Acorda durante a noite com fome? Conheça 12 explicações para a sua fome insaciável
    Nuno de Noronha · Peso e Nutrição · 29 nov 2018 21:16

    Acorda durante a noite com fome? Conheça 12 explicações para a sua fome insaciável

  • Mulher mais gorda do mundo está 100 quilos mais magra
    Nuno de Noronha · 9 mar 2017 10:17

    Mulher mais gorda do mundo está 100 quilos mais magra

Este artigo tem mais de 7 anos
Há vários objetos que fazem parte do nosso dia a dia e que nunca lavamos. E estão pejados de micróbios. Mais do que aqueles que encontra na casa de banho. Saiba quais.
  • Há vários objetos que fazem parte do nosso dia a dia e que nunca lavamos. E estão pejados de micróbios. Mais do que aqueles que encontra na casa de banho. Saiba quais.
  • Roupa nova - Já todos cometemos este erro. Comprámos uma peça de roupa maravilhosa, mas não a lavámos porque quisemos usá-la logo naquele dia. Mas já parou para pensar por onde terá passado essa peça de roupa? De acordo com o médico dermatologista Donald Belsito, as peças devem ser lavadas antes de serem usadas pela primeira vez. O especialista e professor na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, em declarações ao Wall Street Journal, lembra que as duas principais causas para as alergias cutâneas, quando usamos roupa nova, são as tintas de anilina e a resina de formaldeído. O médico alerta ainda para a possibilidade de apanhar piolhos.
  • Telemóvel e telefone - A revista britânica Which publicou um estudo da Queen Mary University of London que concluiu que um em cada seis aparelhos telefónicos apresentam altos índices de contaminação. Mas não fica por aqui. O estudo alega mesmo que em muitos telemóveis são detetados coliformes fecais, bactérias presentes nas fezes e que podem não ser eliminadas se a higienização das mãos não for adequada.
  • Comando da televisão - Um estudo da Universidade da Virgínia (EUA) identificou os comandos de televisão e vídeo como um dos principais locais de transmissão de infeções em casa. Deve, por isso, limpá-los regularmente com um produto desinfetante, já que podem  conter cerca de 25 micróbios por cada 2,5 centímetros quadrados. O mesmo acontece com o teclado do computador: Um estudo da Universidade do Arizona e conduzido por Charles Gerba concluiu que este objeto tem 400 vezes mais bactérias que uma sanita.
  • Escova de dentes - A boca humana contém 500 tipos diferentes de bactérias, que podem sobreviver até 48 horas. Portanto não é de estranhar que a sua escova de dentes esteja pejada de bactérias. Além disso, se a escova fica em cima do lavatório, pode acumular bactérias fecais. Isso porque as partículas de água que saem com a descarga do autoclismo na retrete podem espalhar-se até 6 metros. Um estudo publicado no The Journal of Clinical Dentistry avisa que é importante manter a escova limpa e seca já que a retenção e sobrevivência de microorganismos no objeto pode causar reações inflamatórias na região bucal.
  • Edredão e almofadas - Troca de lençóis e fronhas regularmente, mas não lava o edredão e as almofadas? Não está a zelar pela sua saúde. A sua cama exige os maiores cuidados. Lave toda a roupa e acessórios de cama a 60.º C, para eliminar ácaros e bactérias.
  • Volante - A Universidade de Queen Mary, em Londres, descobriu que existem cerca de 700 bactérias em cada 2,5 centímetros quadrados do volante de um carro comum. O mesmo estudo informa também que 42% dos condutores comem ao volante e que apenas um terço limpa o interior do carro pelo menos uma vez por ano. Está na hora de ir desinfetar o seu volante.
  • Cartões multibanco - Quem os limpa? Ninguém. E na verdade já passaram por tantas mãos. Pelas suas e pelas de centenas de lojistas e comerciantes com quem lida todos os dias para fazer as suas compras. Pense duas vezes. Desinfete-os com álcool.
  • Puxadores - Para resolver esta questão de uma vez por todas, dois jovens de Hong Kong, Sun Ming Wong e King Pong Li, criaram um puxador de porta capaz de eliminar 99,8% dos germes das mãos com um simples toque, o que poderá vir a revolucionar a indústria dos produtos higiénicos e dos próprios puxadores de portas. Utilizados por todos, os puxadores se não forem limpos podem acumular bactérias, germes e micróbios durante vários dias.
  • Auscultadores - Dois estudos indicam que o uso regular de headphones não higienizados - isto é, que não são limpos periodicamente - pode agravar a acne e aumentar até 700 vezes as bactérias do ouvido, sobretudo se usados durante mais do que uma hora. Afinal, variando de acordo com o tipo de auscultores, estes podem comprimir a pele, aumentar o suor e a humidade e contribuir para o alastramento das infeções e acne. Portanto, nada melhor do que de vez em quando dar uma limpadela nos headphones.
  • Ar condicionado - Um ar condicionado sujo é um perigo para a saúde, pois nele se depositam bactérias e microorganismos que podem provocar doenças respiratórias. Existe mesmo a Síndrome do Edifício Doente, uma definição categorizada pela Organização Mundial de Saúde como "um conjunto de doenças causadas ou estimuladas pela poluição do ar em espaços fechados". A ideia da higienização é reduzir consideravelmente a incidência dos fatores que possam causar alterações respiratórias nas pessoas, sejam de causa alérgica ou infecciosa. Poeiras, fungos, vírus e outros microorganismos encontrados nos aparelhos de ar condicionado podem causar irritação nas vias respiratórias. A limpeza de dutos e filtros de ar deve ser feita com água e produtos de limpeza, como o álcool etílico e elixires específicos. É importante lembrar que, mesmo com a higienização, não é possível eliminar 100% dos ares condicionados microorganismos prejudiciais à saúde.
 
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
 

Veja também

  • Acorda durante a noite com fome? Conheça 12 explicações para a sua fome insaciável
    Nuno de Noronha · Peso e Nutrição · 29 nov 2018 21:16

    Acorda durante a noite com fome? Conheça 12 explicações para a sua fome insaciável

  • Mulher mais gorda do mundo está 100 quilos mais magra
    Nuno de Noronha · 9 mar 2017 10:17

    Mulher mais gorda do mundo está 100 quilos mais magra

Em destaque

  • Praia e campo aí vamos nós com 5 belas saladas de verão
    J.M.A · Dicas · 26 jun 2025 11:54

    Praia e campo aí vamos nós com 5 belas saladas de verão

  • A cerveja pode ser saudável e existem 15 motivos científicos para beber uma
    Conselhetório · Atualidade · 25 jun 2025 20:00

    A cerveja pode ser saudável e existem 15 motivos científicos para beber uma

  • Georgina Rodríguez revela fotos da família (mas com regra de segurança)
    Notícias ao Minuto · Atualidade · 26 jun 2025 12:20

    Georgina Rodríguez revela fotos da família (mas com regra de segurança)

  • Estes são os cursos com maior taxa de desemprego
    Doutor Finanças · Dinheiro e Carreira · 25 jun 2025 11:30

    Estes são os cursos com maior taxa de desemprego

Últimas

  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 26 jun 2025 20:14

    Revelada causa da morte de Brian Wilson, vocalista dos The Beach Boys

  • SAPO Lifestyle · Atualidade · 26 jun 2025 20:11

    Satisfyer apresenta novos produtos de bem-estar sexual que elevam a experiência sensorial para outro patamar

  • MIND | Instituto de Psicologia Clínica e Forense · Fitness e bem-estar · 26 jun 2025 19:28

    Perturbação borderline da personalidade: uma montanha-russa emocional que poucos entendem

    por Samuel Silva Mauro Paulino
  • a2 · Relações · 26 jun 2025 19:24

    Voo noturno

  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 26 jun 2025 19:14

    Leandro faz revelação inusitada: "O meu filho tem namorada e eu não"

  • Conselhetório · Fitness e bem-estar · 26 jun 2025 19:00

    Como é que a inteligência artificial está a revolucionar a colonoscopia?

    por Alexandre Ferreira
 

Comentários

Entre com a sua conta do Facebook ou registe-se para ver e comentar
  • Moda e Beleza

    • Atualidade
    • Dicas e Tendências
    • Beleza e Estética
    • Para Ele
    • Especiais
  • Saúde

    • Atualidade
    • Peso e Nutrição
    • Fitness e Bem-Estar
    • Saúde e Medicina
    • Sexo
    • Especiais
  • Família

    • Atualidade
    • Gravidez
    • Bebé
    • Criança
    • Pais e filhos
    • Relações
    • Especiais
  • Vida

    • Atualidade
    • Comportamento
    • Dinheiro e Carreira
    • Ecologia
    • Especiais
  • Sabores

    • Receitas
    • Atualidade
    • Chefes e Restaurantes
    • Dicas
    • Especiais
  • Fama

    • Atualidade
    • Estilos
    • Especiais
  • Astral

    • Previsões
    • Astrologia
    • Signos
    • Práticas
    • Terapias
    • Espiritualidade
  • Casa e Lazer

    • Atualidade
    • Decoração e Jardins
    • Viagens
    • Passatempos
    • Especiais
  •  
    • Instagram
    • Facebook
    • X

      Notificações

      Última hora
      Geral

      Notificações bloqueadas pelo browser

      Veja também

      Relacionados Playlist

      Autoplay