Quais os riscos de passar demasiado tempo sentado?

Vários trabalhos hoje em dia exigem que passe demasiadas horas sentado numa cadeira, mas este comportamento traduz-se em vários riscos. Será que os conhece? Leia este artigo e descubra.

Após várias pesquisas descobriu-se que ficar sentado durante longas horas, pode causar problemas graves para a sua saúde. Estes incluem a obesidade e o síndrome metabólico, que em conjunto podem aumentar a pressão arterial, o açúcar no sangue, o excesso de gordura, bem como, os níveis elevados de colesterol. O facto de estar sempre sentado pode também originar cancro e aumentar o risco de morte por doenças cardiovasculares.

Recentemente fez-se um estudo de comparação entre adultos que passaram duas horas à frente da televisão e de computadores e descobriu-se que quanto maiores forem as horas passadas maior é o risco de morte por qualquer causa e também maior o aumento de risco associado a doenças cardiovasculares, como, dores no peito ou ataques cardíacos. Sendo que este aumento foi feito sem se considerar se os adultos eram fumadores ou sofriam de hipertensão.

Mas saiba que ficar sentado em frente da televisão não é o único problema, visto que qualquer situação em que tenha de permanecer sentado, como no carro, atrás de uma secretária ou até mesmo de um balcão, pode ser prejudicial para a sua saúde.

Por isso, a solução encontrada para este problema é que tente movimentar-se mais no seu local de trabalho, tentando ao máximo ficar em pé nas mais variadas situações, como por exemplo:

- Permanecer em pé enquanto fala ao telefone ou almoça

- Se trabalha numa secretária tentar levar o seu trabalho para um sítio mais alto como uma mesa ou um balcão

- Tentar ao máximo andar

- Em vez de se sentar na sala de reuniões opte por dar um passeio enquanto conversam ou discutem assuntos da empresa

- Evite andar de elevador e prefira subir sempre as escadas

Este impacto, mesmo que seja lento, pode vir a ser muito importante para a sua saúde, até porque além de conseguir queimar algumas calorias, vai ajudá-lo a perder peso e também a aumentar a sua energia.

Contudo lembre-se que só o facto de estar em pé pode fazê-lo perder aquelas gorduras e os açucares que se encontram a mais no seu organismo e por isso desencadear processos importantes para a sua saúde. Tente passar menos tempo sentado e assim eliminar os riscos prejudiciais para o seu corpo. Por isso não se esqueça e mantenha-se em pé ou a mover-se, a sua saúde vai agradecer-lhe!

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