Programa Noites Tranquilas

Melhore a qualidade do seu sono e elimine as insónias em apenas 6 sessões.

Insónias

Significa ter dificuldades em adormecer, em se manter a dormir ou ter um sono reparador. Um bom sono permite melhor capacidade de concentração e memória, facilita a percepção de ideias, a concepção de planos e a criatividade. Outras consequências das insónias são a fadiga, cansaço, dificuldade no desempenho escolar ou trabalho, alterações de humor, irritabilidade, redução da energia e motivação, dores de cabeça, alterações gastrointestinais e preocupação relativamente ao sono.

Trata-se de uma das queixas mais frequentes e das mais ouvidas por médicos e profissionais de saúde, no entanto, muitas pessoas não procuram ajuda, o que é uma pena, dado existirem formas de tratamento muito eficazes, sem ser necessário recorrer a medicação.

Não se iniba de pedir ajuda.

Com o programa Noites Tranquilas temos a solução que procura!

Objectivos do Programa:

-       Melhoria na qualidade e/ou tempo de sono
-       Melhoria dos níveis de energia, atenção e memória, no desempenho cognitivo e nos sintomas somáticos
-       Melhoria significativa nas perturbações emocionais relacionadas com o sono

Preencha o questionário para avaliar o nível de severidade das suas insônias, com base nas últimas duas semanas:

Queixa

Nada

Pouco

Moderado

Grave

Muito Grave

Dificuldade em adormecer

0

1

2

3

4

Dificuldade em manter-se a dormir

0

1

2

3

4

Acordar muito cedo

0

1

2

3

4

Até que ponto está satisfeito/insatisfeito com o seu padrão de sono actual?

Muito

satisfeito

0

Satisfeito

1

Moderadamente

Satisfeito

2

Insatisfeito

3

Muito

Insatisfeito

4

Até que ponto acha que os outros notam as suas dificuldades de sono na forma como afecta negativamente a sua qualidade de vida?

Não notam

Nada

0

Notam

Pouco

1

Notam

Razoavelmente

2

Notam

Muito

3

Notam

Muitíssimo

4

Qual o seu nível de preocupação/ perturbação com os seus problemas de sono actuais?

Nada

Preocupado

0

Um pouco

Preocupado

1

Razoavelmente

Preocupado

2

Muito

Preocupado

3

Extremamente

Preocupado

4

Até que ponto considera que o seu problema de sono interfere com o seu funcionamento diurno (por exemplo, fadiga, humor, capacidade para trabalhar ou para as suas tarefas quotidianas, concentração, memoria, energia, etc.)?

Não Interfere

Nada

0

Interfere

Um pouco

1

Interfere

Moderadamente

2

Interfere

Muito

3

Extrema

Interferência

4

Total (some os valores das 7 perguntas)
Insomnia Severity Index

Interpretação do valor obtido:

0 – 7: Sem insónia clinicamente significativa
8 – 14: Insónia sub-clínica
15 – 21: Insónia clínica (severidade moderada)
22 – 28: Insónia clínica (severidade elevada)

Departamento de Psicologia da White

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