Para assinalar o Dia Nacional do Vinho, que se celebra a 3 de julho, apresentamos-lhe este método que se baseia na estimulação termoenergética dos meridianos, associada a um protocolo de cuidados que inclui a junção de várias terapias ocidentais e orientais.

A massagem "Vinotermia" com "Pinda" Sveda proporciona um relaxamento profundo e uma conexão com o nosso interior.

Através de uma paz e harmonia subtilmente proporcionadas com o auxílio dos aromas dos óleos essências extraídos da uva, de música, de toques e descompressão de energias retidas pelos nossos corpos, otimiza-se o relaxamento e o bem-estar.

Técnicas utilizadas neste método
Nesta massagem Vinotermia são efetuadas várias técnicas de relaxamento:
- Aplicação e deslizamento de pindas (bolsas) - contêm no seu interior grainha e casca da uva.
- Aplicação de uma mousse térmica na região cervical e dorsal.

- Técnica de Wen Fa
Aplicação da técnica de produção de calor ou técnica de Wen Fa – consiste na aplicação de toalhas quentes sobre os pontos de tensão. A técnica "Wen Fa" – resultante do método tradicional chinês, utiliza toalhas aquecidas com vapor.

As toalhas "Wen Fa" são aplicadas em pontos estratégicos, onde o calor concentrado, para além de provocar um relaxamento imediato, permite uma redistribuição das energias de forma rápida e dinamizante.

Autêntico ritual de beleza, contempla uma modelagem energética sobre os meridianos associados à técnica "Wen Fa", levando o organismo a libertar-se das tensões, relaxando e assimilando de forma mais eficaz as substâncias ativas utilizadas neste ritual.

Tipos de ação
Estimulação dos meridianos energéticos. O Método Vinotermia utiliza para estimulação em todos os cuidados de rosto e corpo:

Ação Térmica
Através da utilização das toalhas "Wen Fa".
Ação Mecânica
Através da técnica exclusiva de modelagem energética.
Ação Energizante
Através dos polifenóis que contêm as pindas.

Resultados:

- Descongestionamento das áreas a cuidar
- Desintoxicação
- Relaxamento

Os Meridianos
De origem chinesa este termo é utilizado para designar os canais por onde circula a energia vital, QI. Existem vários tipos de energias que percorrem o corpo. A energia que recebemos dos nossos ancestrais, a energia que adquirimos pelo ar e alimentos, que circula internamente, e a energia protetora, que circula mais externamente.

Os meridianos são os canais por onde estas energias percorrem o corpo. Através de estímulos em determinados pontos do meridiano pode-se reequilibrar as energias do corpo e de órgãos. Existem várias formas de classificar/agrupar os meridianos, dependendo dos pontos de referências relacionados.

Saiba mais na próxima página

Meridianos Yin ou Yang
- Meridianos principais, também conhecidos por regulares. Existem em pares (bilaterais - um para cada lado direito/esquerdo do corpo). São em número de 12 pares. Eles estão relacionados com órgãos, vísceras ou funções. Existe ainda uma classificação dos elementos chineses para estes meridianos: metal (ar), água, madeira, fogo e terra.
- Meridianos distintos. São em número de 12.
- Meridianos extraordinários, também conhecidos por vasos maravilhosos, particulares, curiosos ou estranhos. São em número de 8.
- Meridianos tendino-musculares. São em número de 12.
- Vasos longitudinais e transversais.

Os 12 meridianos principais são: pulmão, intestino grosso, estômago, Baço/pâncreas, coração, intestino delgado, bexiga, rins, pericárdio, triplo aquecedor (na MTC o triplo aquecedor é associado ao metabolismo do corpo em geral), vesícula biliar, fígado.

Os meridianos são bilaterais com exceção do meridiano anterior e do posterior. Cada meridiano atua em binómio, de acordo com a filosofia Yin/Yang, ou seja, manter o equilíbrio da energia vital - QI – entre os dois pólos do corpo - o pólo Yin e o pólo Yang.

Função dos Meridianos
A energia QI durante o seu circuito reside em cada meridiano, seguindo um esquema imutável, renovado a cada 24 horas. Desta livre circulação de energia resulta o nosso equilíbrio e saúde. Se um determinado meridiano funcionar de forma errada, não é apenas o órgão que representa o afetado, mas sim todas as funções de base.

Basta que a energia QI fique bloqueada em qualquer ponto, para que estados de dor ou fadiga surjam. A estimulação dos meridianos - através de massagem específica e do calor, tem como objetivo restabelecer o bom funcionamento dos mesmos e redistribuir de forma uniforme a energia vital QI - repor onde existe défice e dispersar onde existir excesso.

Redistribuição eficaz da energia em simultâneo nas zonas massajadas ou aquecidas, no órgão correspondente de forma dinamizante, circulatória e mecânica.

Beleza da pele
Para que a sua ação sobre os desequilíbrios cutâneos seja eficaz, o Método Vinotermia utiliza uma técnica inovadora: propõe cuidados que promovem a beleza da pele, centrados na sinergia entre as substâncias ativas marinhas e a vinoterapia - através dos polifenóis da uva - de forma a otimizar os seus efeitos antioxidantes, antirradicais livres, hidratantes, regenerantes e antienvelhecimento.

Vinotermia nos cuidados faciais e corporais
Antes de se iniciar a massagem, a pele do rosto e do corpo devem estar libertos das células mortas. È realizado um peeling de sal e uva em forma de brisa de areia pelo corpo (óleo deslizando a fio pelo corpo), o sal é posteriormente aplicado em movimentos de " brisa de areia".

De seguida tem inicio a massagem vinotermia que recorre a 4 pindas com grainha da uva (2 grandes e 2 pequeninas) e 5 toalhas de turco macias aromatizadas com óleo essencial.

Corpo:
A massagem é primeiramente realizada através de deslizamentos e pressões nos membros inferiores, passando de seguida para a região do plexo solar, abdómen e região superior da púbis. Regressando de seguida aos membros inferiores. Terminada a massagem do corpo dá-se início à massagem facial.

Rosto:
Com as duas pindas mais pequenas e aquecidas a vapor é realizada uma massagem facial com movimentos de efeito lifting. No final da massagem temos possibilidade de degustar 10 uvas pretas, cortadas ao meio e regadas com sumo de limão, para uma verdadeira desintoxicação interior. Experimente este ritual de bem-estar interior e exterior.

Fotografia: Caudalie
Agradecimentos:Dermoestética; Kianty SPA de Bruno Vassari