Por que deve fazer uma massagem

A massagem não só ajuda a relaxar, como traz benefícios para o seu bem-estar e saúde.

A massagem é algo que os orientais já descobriram há muito. Estes hábitos estão tão enraizados nas suas culturas que atualmente as massagens mais conhecidas e aperfeiçoadas são de origem oriental, contudo, técnicas ocidentais vêm ganhando destaque.

As tensões acumuladas no trabalho, no trânsito e na vida em geral transformam-se frequentemente em dores musculares. As pressões do dia a dia e os erros posturais fazem com que as fibras musculares se contraiam e sofram pequenas lesões, causando dor.

A massagem ajuda a relaxar, tirar a tensão destas fibras, tornando-as mais "macias" e livres, para que haja movimento sem dor. O calor no local da massagem faz com que a circulação sanguínea também melhore, aumentando o oxigénio e a energia no músculo. Este processo ajuda a aliviar a dor.

Outro tipo de dor muscular que a massagem pode aliviar são os nódulos. As fibras musculares embaraçam-se e formam pequenos caroços, a que se dá o nome de nódulos. É como se o músculo desse nós em si mesmo, criando tensão. A dor causada por estes nódulos poderá estender-se a outros músculos, além das zonas onde se situam ou até generalizar-se pelo corpo inteiro.

A dor nas costas é também algo que afeta diariamente bastantes pessoas. Será importante identificar bem onde se situa a dor para saber a melhor forma de tratá-la.

As massagens podem ser feitas diariamente pois têm imensos beneficios para a saúde, entre os quais a melhoria da circulação e do movimento, oxigenação dos tecidos orgânicos e limpeza de resíduos que circulam diariamente pelo corpo.

Vera Bilé - Brahmi

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários