Nada mais errado. O protetor solar serve, como o nome indica, para proteger dos raios UV e não para evitar o bronzeado. De uma vez por todas é preciso assimilar que bronzear não significa ficar com a pele da cor de uma gamba cozida.

Aliás, uma queimadura solar prejudica um bom bronzeado já que, regra geral, a pela queimada acaba por cair, sendo substituída por pele nova.

Por isso, no verão, quando estiver a trabalhar para aquele bronzeado de fazer inveja, lembre-se de usar um bom protetor solar. Há, no mercado, protetores que estimulam a capacidade natural da pele para desenvolver um bronzeado natural e duradouro e que, simultaneamente, ativam o mecanismo de proteção natural da pele.

Ao escolher o protetor que melhor se adapta à sua pele, opte sempre por uma gama progressiva. Ou seja, como durante todo o ano, o mais provável, é ter exposição solar quase zero, comece por um protetor fator +50 e ao fim de três ou quatro dias, quando a pele apresenta já alguma habituação e cor, se desejar, passe para um fator +30 ou +20. Cada um na sua pele, por isso, não se esqueça de se aconselhar com o seu médico sobre qual a melhor opção para si.

Os homens, principalmente, menos habituados à utilização de cremes, são mais difíceis de convencer na sua utilização. Cremes pastosos, difíceis de espalhar, gordorosos, são de evitar porque certamente ficarão no saco. Além disso, os homens gostam de coisas rápidas. O ideal seria chegar à praia e ao fim de alguns minutos apresentar um tom digno de estrela de cinema. Não funciona assim, infelizmente!

O truque de um bronzeado perfeito, sem escaldões, está na aplicação regular, entre banhos, enquanto durar a exposição solar.

Para estes casos, o melhor conselho será a utilização de protetores em spray, à base de óleos e que contenham extrato de pro-melanina, que estimula o processo de bronzeado da própria pele. Opte por produtos com filtros UVA/UVB que protegem a pele e são resistentes à água.

Espalham-se mais facilmente, deixam a pele suave e permitem um bronzeado duradouro. Convém cobrir o corpo uniformemente. Os homens, principalmente, tendem a ficar bronzeados com listas que alternam entre o bronze, onde assentou o protetor, e o escaldão, nos locais onde a pele ficou sem proteção. Sentem algum incómodo por estar a massajar a própria pele diante de uma plateia. E, se forem só com amigos para a praia, percam a vergonha e peçam ajuda para passar creme nas costas!

Para as mulheres, mais habituadas a estas andanças, escolham o que deixar a pele mais hidratada e não esqueçam de proteger também as zonas por baixo das fitas do biquini. Além disso, convém começar a usar o biquini mais curto. Desta forma evitam ficar com aquelas listas típicas quando trocam de biquini.

O truque de um bronzeado perfeito, sem escaldões, está na aplicação regular, entre banhos, enquanto durar a exposição solar. Evite exposição solar direta entre as 11h00 e as 16h00. E, muito importante, tenha cuidado com os finais de tarde, aquela hora ao por do sol também queima. Tenha especial cuidado com as crianças pois é a esta hora que as leva para a praia e o sol continua a ser forte o suficiente para provocar queimaduras. Mesmo nos adultos.

Escolha protetores adequados às crianças e evite a exposição solar nas horas de maior calor.

Peles sensíveis

E qual o protetor que devo escolher? Se tem uma pele mais sensível, por exemplo, além das recomendações para evitar exposição solar nas horas de calor mais intenso, aplicável a todos, escolha um protetor que inclua fórmulas de cuidado que ajudam a reduzir o risco de alergias provocadas pelo sol e com fator de proteção +50.

Seja qual for a sua opção, não esqueça a proteção do rosto. Mesmo que a sua pele seja mais escura, ou já esteja com um bronzeado de fazer inveja, tenha sempre à mão um creme específico para a proteção do rosto com fator +50, que proteja e ajude a evitar o envelhecimento prematuro.

Depois de escolher o protetor solar, aquele que melhor se adequa às suas necessidades, é preciso utilizá-lo. Aplique uma camada antes de sair de casa. Está mais à vontade e vai lembrar-se de proteger mesmo naquela zona da cintura onde assenta o fato de banho mas que, por vezes, acaba por deslizar e promove queimadura dessa faixa.

Cubra também os sovacos e aquele pedacinho esquecido da curva, cá atrás, onde as mãos normalmente têm mais dificuldade em chegar. Pés, nariz, orelhas e (homens) aquelas entradas que começam a ficar mais acentuadas.

Depois da exposição solar, adopte também a aplicação de creme after sun. Ajuda a hidratar e evita que a pele descame.

Agora que está com um bronze de fazer inveja, vista-se de branco e arrase.