Não é “recomeçar”, mas sim “continuar”

“Eu quero emagrecer, mas estou cansada de recomeçar novas dietas. Nunca consigo terminar uma dieta e perder o peso que eu quero. A meio, há sempre qualquer coisa que me leva a desistir e a ter que recomeçar tudo novamente.” Isto parece-lhe familiar? É o que se passa consigo? Um artigo da psicóloga Mafalda Leitão.
créditos: Pixabay

Sabe qual é o problema? É que talvez esteja farto de recomeçar. Talvez esteja desanimado por ter de recomeçar a dieta todas as vezes que comete erros ou deslizes num processo de emagrecimento.

Mas sabe uma coisa? Ninguém é perfeito e todas as pessoas que já passaram por processos de emagrecimento ou aquelas que estão ainda nessa fase, em algum momento, cometem erros e exageram na comida, por exemplo.

É então fulcral que deixe de encarar os seus erros (tão normais nesta fase de emagrecimento) como algo péssimo e que o farão de desistir de tudo. Não encare então as coisas como um novo recomeço. “Comi este chocolate inteiro hoje, não consegui resistir. Agora vou ter de recomeçar tudo de novo”. Nada de mais errado!

Pense de forma diferente. Trabalhe a sua mente para isso! Em vez de recomeçar, por que não usar a palavra continuar?

"Comi este chocolate inteiro hoje, não consegui resistir. Mas agora é focar-me naquilo que realmente quero e continuar o meu processo de emagrecimento e o meu novo estilo de vida saudável".

Apenas deve pensar na palavra continuar. Continue a fazer o seu plano alimentar, continue a comer de forma saudável, continue a sonhar e a lutar pelo peso ideal, continue focado na meta que quer atingir. Quem continua, e não desiste, consegue sempre o que quer. Persiste, luta e continua!

Quem recomeça vezes e vezes sem conta, desiste ao fim de algum tempo; porque perde o foco, o verdadeiro objetivo que pretende alcançar, recomeçando então a fazer os mesmos comportamentos passados, que levaram (e levarão sempre) ao aumento do peso e, consequentemente, a uma doença chamada obesidade.

Portanto, o que lhe quero transmitir hoje é bem simples: depois de cometer um erro, um exagero alimentar, um dia que falte ao treino, etc, deverá apenas continuar. Continuar imediatamente aquilo que estava a fazer e continuar a adquirir todos os ganhos que daí advirão. E sabe que mais? Pode ser que esse deslize que cometeu nem faça tanta diferença, como aquilo que já está a imaginar!

Porque os vitoriosos são aqueles que continuam. Continuam sempre a lutar e a querer aquilo que realmente lhes faz bem física e psicologicamente e, acima de tudo, aquilo que realmente os torna mais felizes.

Por Mafalda Leitão, Psicóloga nas Clínicas Em Forma

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários