10 dicas para um sono melhor

O sono é um estado fisiológico, indispensável a todos os animais (racionais e irracionais). Portanto, dormir bem só tem vantagens para a sua saúde física e mental e, consequentemente, para a sua qualidade de vida. Damos-lhe 10 truques que podem incrementar o seu sono noturno.
créditos: CC

Ao dormir melhor, terá mais energia, um coração mais saudável, maior concentração e memória e, também, um maior controlo do seu apetite, por exemplo.

Contudo, com o avançar da idade, os distúrbios de sono tornam-se mais comuns, podendo caracterizar-se por uma diminuição da qualidade do sono ou por interrupções frequentes do mesmo. Isso pode acontecer devido a eventos stressantes que ocorrem na vida.

Todos os problemas que tem (seja no trabalho, no seio familiar ou relativos a questões monetárias) estão a dar cabo de si e da sua saúde (física e mental). Siga algumas destas dicas para que, pelo menos durante o sono, os problemas desapareçam ou se tornem insignificantes. E não se esqueça, quanto menos dormir, menos energia terá para solucionar os problemas.

1. Crie o seu próprio Ritual de Sono

Antes de ir para a cama, crie um ritual “sagrado” para que a sua mente e o seu corpo percebam que está na hora de ir dormir. Por exemplo, vá à casa de banho, lave os dentes e ponha o creme na cara. Depois disso, vá para a cama, leia um livro (se gostar) e apague as luzes. Está tudo preparado para iniciar um sono profundo.

2. Crie horários fixos

Vá para a cama, todos os dias, à mesma hora e, se possível, levanta-se também todos os dias à mesma hora (mesmo aos sábados e domingos).

3. Use a sua cama apenas para dormir

A sua mente deve associar o quarto e, principalmente, a cama ao ato de dormir e descansar. Não vá para a cama comer, ver televisão, trabalhar ou jogar no computador. Vá para cama apenas para dormir e ter atividades relaxantes (como por exemplo, ler antes de dormir).

Comentários