Cuide das suas lentes de contacto

A adaptação ao uso de lentes de contacto raramente se revela uma rotina fácil de implementar. Quando utilizamos algo novo e delicado como as lentes de contacto, existem sempre dúvidas sobre a utilização, limpeza e conservação.

Caso tenha decidido substituir os óculos pelas lentes, o primeiro passo é agendar uma consulta com um médico oftalmologista de forma a fazer um check up à sua saúde ocular e perceber se o uso de lentes se adequa à sua situação. Depois, e, com as lentes de contacto indicadas devem-se seguir as instruções de uso de acordo com a indicação do médico e com o tipo de lente que lhe foi receitada: gelatinosas ou rígidas.

Se as suas lentes são de uso diário e descartáveis, a lista de cuidados especiais diminui substancialmente, uma vez que não são reutilizáveis. Nos restantes casos, é necessário ter uma maior atenção, lavando sempre as mãos antes de colocar e retirar as lentes, tendo em mente que a higiene é o principal cuidado diário de manutenção. Seque as mãos numa toalha limpa ou preferencialmente num papel porque não solta fios que se podem agarrar às lentes e contaminá-las. Também não deve esfregar os olhos de maneira a não passar óleos, bactérias e outras impurezas dos dedos para os olhos ou correr o risco de deslocar a lente.

Independentemente do tempo de uso, existem alguns cuidados que deve ter aquando a utilização de lentes de contacto. Estes passos auxiliam na manutenção de uma boa saúde ocular e também evitam infeções. Apesar de a limpeza das lentes já ter sido um procedimento moroso, atualmente, a maioria das lentes de contacto precisa apenas de uma única solução. Esta solução deve ser utilizada tanto na limpeza das lentes como do estojo que as acomoda.

Comentários