Como está sentado ao computador?

Trabalhar muitas horas sentado pode trazer problemas para o corpo. Estar bem sentado ajuda a evitar dores, má circulação e má postura. Pernas e pés cruzados e joelhos dobrados para debaixo da cadeira são hábitos que só nos prejudicam. Evite erros que prejudicam a sua saúde.

Para começar, deve ter os pés bem apoiados no chão e os joelhos fletidos num ângulo de 90 graus. Pode também recorrer a um apoio para os pés, em forma de cunha.

O apoio da anca é também muito importante. O ideal é conseguirmos apoiar o nosso peso nos ísquios, dois ossos abaixo da anca. Sente-se e incline-se para um lado e para o outro até encontrar os dois ossos na sua anca. Depois de perceber o equilíbrio entre estes, basta apoiar bem as costas, ajustando a altura da cadeira e o apoio das costas.

Não se esqueça de fazer pausas de duas em duas horas. Troque de postura e faça alguns alongamentos.

- Coloque a mão nas costas para fazer a extensão e oposição a toda a postura de tensão gerada sobre a sua coluna na postura sentada, durante três longas respirações, pausadamente.

- Alongue o músculo piriforme – músculo que passa acima do nervo ciático e que quanto tenso pode gerar dor e desconforto no seguimento da coluna até o pé. Cruze uma perna sobre a outra, levando o corpo ligeiramente para frente até que o alongamento na zona glútea seja sentido. Repita durante três longas respirações, pausadamente.

artigo do parceiro: Nuno de Noronha

Comentários