Caso Clínico – Soluções estéticas

Existem algumas situações clínicas em que é possível assumir diversas abordagens clínicas, umas mais

Existem algumas situações clínicas em que é possível assumir diversas abordagens clínicas, umas mais conservadoras que outras.

Um exemplo muito comum deste tipo de situações é quando existe um espaçamento entre os dentes da frente e o paciente não quer colocar um aparelho ortodôntico, que é a forma mais fisiológica mas também mais demorada, para corrigir este tipo de problema.

Nestes casos, após uma correta avaliação do caso, podemos também seguir uma outra opção clínica que é o encerramento desse espaço recorrendo a compósitos estéticos.

De forma a se perceber melhor este tipo de tratamento, iremos de seguida descrever um caso clínico.

Caso clínico:

Paciente do sexo feminino que não gostava da estética do seu sorriso pelo espaçamento existente entre os seus dentes anteriores superiores. A primeira opção terapêutica proposta foi a colocação de um aparelho ortodôntico, mas como a paciente não se mostrou minimamente recetiva para a sua colocação, sugerimos uma segunda opção terapêutica em que se iria proceder ao encerramento destes espaços com compósitos estéticos.

estetica_fig_1 Carlos Morais
Fig 1.: Fotografia inicial em que é possível observar o espaçamento dos dentes da frente

Esta técnica é também uma técnica conservadora, uma vez que, não desgastamos nenhuma estrutura do dente, apenas vamos acrescentando camadas de compósito de forma a irmos modelando a forma dos dentes e irmos fechando progressivamente o espaço.
O procedimento é todo realizado com isolamento absoluto ( lençol de borracha à volta do dente) de forma a prevenir a contaminação de saliva e de forma a permitir um maior controle de todo o tratamento.

estetica_fig_2 CarlosMorais
Fig.2: Fotografia inicial do tratamento com o dique de borracha colocado

estetica_fig_3 White clinic
Fig.3: Nesta figura é possível observar os incrementos de compósito estando o espaço já praticamente fechado

estetica_fig_4 white clinicestetica_fig_5 white clinic
Fig.4 e Fig.5: Fotografias finais do tratamento

Nestas ultimas fotografias conseguimos ver que foi possível encerrar o espaço de forma estética e sobretudo de forma conservado.

A paciente ficou muito satisfeita com o tratamento. Sobretudo por ter conseguido obter o resultado final de forma rápida e ao mesmo tempo conservadora.

WHITE Dental Team

artigo do parceiro:

Comentários