Alterações de humor na Menopausa

A menopausa é um periodo crítico na vida da mulher, já que corresponde ao final da etapa reprodutora feminina em que a mulher começa a experimentar várias modificações fisicas e desequilíbrios hormonais, que podem ter repercussões a nível psicológico

A menopausa é um periodo crítico na vida da mulher, já que corresponde ao final da etapa reprodutora feminina em que a mulher começa a experimentar várias modificações fisicas e desequilíbrios hormonais, que podem ter repercussões a nível psicológico.

Instabilidade emocional, irritabilidade, cansaço, falta de energia, desmotivação, choro fácil, perturbação do sono e do apetite e dificuldade de concentração são sintomas comuns. Outros sintomas como os afrontamentos e disfunção sexual, podem ter um efeito sobre o humor e relações pessoais.

Nem todas as perturbações psicológicas que podem surgir nesta fase devem ser atribuídas aos desequilíbrios hormonais, uma vez que no seu aparecimento também têm influência vários factores socioculturais.

Na sociedade actual o envelhecimento é evitado pela maioria das mulheres, que procuram combate-lo através de tratamentos cosméticos, dietas rigorosas, pinturas de cabelo e cirurgias plásticas. Numa cultura em que os ícones do sexo feminino ainda são escolhidos em grande parte pela sua aparência, o aparecimento da menopausa é interpretado como um marcador indesejado de idade avançada o que pode levar ao desenvolvimento de perturbações da imagem corporal. Nas sociedades em que o envelhecimento significa um aumento de status, os sintomas da menopausa podem ser menos problemáticos.

Por outro lado, durante os anos que antecedem a menopausa as mulheres enfrentam frequentemente uma serie de pressões na vida. É habitual numa época de grandes responsabilidades familiares: cuidar dos pais, ver os filhos a saírem de casa ou lidar com a sua fase de adolescência, problemas na relação com o parceiro (por exemplo, momento de adaptação do casal que por vezes sofre algum desgaste com a saída de casa dos filhos) e falta de apoio social. Podem acrescer problemas no trabalho, preocupações financeiras ou outros problemas de saúde.

A substituição hormonal pode ter um efeito benéfico sobre o humor, aliviando os sintomas, melhorando assim, o sono e o bem-estar geral. No entanto, se o mal-estar persistir deve procurar ajuda através da psicoterapia.

É importante perceber que após a menopausa é possível conseguir o seu bem-estar e ter uma vida social, afectiva, sexual e laboral activa.

Catarina de Castro Lopes
Departamento de Psicologia

artigo do parceiro:

Comentários