10 dicas para combater a fadiga

Depois das férias, nem sempre é fácil voltar ao ritmo do dia a dia de trabalho e aos afazeres domésticos, e por vezes, o cansaço toma conta do corpo.

Toda a gente precisa de uma boa noite de sono para acordar bem disposto e enfrentar o dia que tem pela frente. Depois das férias, nem sempre é fácil voltar ao ritmo do dia a dia de trabalho e aos afazeres domésticos, e por vezes, o cansaço toma conta do corpo. Para evitar essa fadiga damos-lhe algumas dicas para ajudar a ter mais energia e vitalidade.

1 Alimentação. O corpo, tal como um automóvel, precisa de combustível para aguentar o dia e a alimentação tem um papel fundamental. Coma alimentas frescos, proteína magra, frutas e legumes, evitando os açúcares e comidas processadas.

2 Atividade. Tente manter-se ativo e fazer exercício regularmente. Andar ou nadar são atividades tranquilas que ajudam a aumentar a sua energia durante o dia e a dormir melhor.

3 Cuidados antes de dormir. Antes de dormir evite fumar, beber chá quente, café ou bebidas alcoólicas. Apesar de achar que está a relaxar depois não vai conseguir adormecer tão facilmente.

4 Comer antes de dormir. Tal como o que indicados em cima, evite também comer 2 a 3 horas antes de dormir. Se estiver a fazer a digestão não vai conseguir adormecer tão facilmente.

5 Rotina. Tente criar uma rotina de horários para um sono mais contínuo. Evite deitar-se e acordar a horas diferentes, para isso, deite-se sempre à mesma hora e utilize um despertador para acordar à mesma hora. Isto vai ajudar o seu corpo a desligar e a dormir mais tranquilamente.

6 Relaxamento. Ir dormir com o corpo e mente relaxadas é um bom princípio para dormir tranquilamente. Sugerimos que tome um banho quente para relaxar as articulações e músculos, pode também ouvir música suave ou ler um livro para distrair a mente do stress diário.

7 Não ter distrações no quarto. Evite ter televisão, computador, telefone e outras distrações no quarto. Mantenha o quarto escuro, fresco e silencioso para um sono mais tranquilo.

8 Cama e almofadas confortáveis. Se dormir num espaço desconfortável, vai ser mais complicado permanecer a dormir. Escolha uma cama, colchão e almofadas confortáveis.

9 Energia. A sua energia diária é importante para combater a fadiga durante o dia. Se se estiver a sentir cansada, procure animar-se com pausas curtas no trabalho, ouvir música animada, apanhar um pouco de ar fresco e luz solar. Não evite o lanche da manhã e da tarde para uma energia extra.

10 Siga um plano. É importante o seu corpo ter uma rotina. Siga uma um plano alimentar, coma sempre às mesmas horas e evite saltar refeições, siga um plano desportivo e tenha um plano de sono. Assim que o seu corpo entrar nessa rotina terá mais energia e vitalidade.

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