“Porquê fazer em vez de comprar? Porque quase sempre sai mais barato do que comprar”. É com esta pergunta e respetiva resposta que Alison Walker, autora deste “Presentes Culinários Feitos por Si”, dá o mote à obra editada em Portugal, este mês de novembro, pela Jacarandá. Um livro que se encontra classificado como Best Books of the Year So Far 2015, na Amazon.

Na mesma introdução, Alison confessa o prazer na partilha. E neste caso compartir a comida feita em casa. Em mais de cem receitas dá-nos prova do muito que está ao alcance do cozinheiro doméstico neste ato de dar: bombons, trufas, biscoitos, cupcakes, picles, chutneys, geleias, compotas. Prendas, que não encontramos em nenhuma loja, convertidas em ofertas personalizadas para os nossos familiares e amigos.

Nas perto de 180 páginas deste “Presentes Culinários Feitos por Si”, a autora traz-nos botões de chocolate, corações de chá, bolinhos para casamentos, caramelos crocantes, cubinhos de coco, salame de fruta, bolachinhas de sésamo, picles de abóbora, compota de frutos silvestres, gomas de morango, trufas de chocolate branco e alecrim, licores, entre outras propostas.

Alison não se fica pela cozinha neste volume, acrescentando às suas produções o elemento decorativo, seja em belas latas para biscoitos, saquinhos com laçarotes, frascos onde cabem todos os ingredientes para produzir um bolo.

Diz-nos a autora: “para mim a diversão não termina na preparação das receitas. Ando sempre à procura de papel de embrulho e enfeites originais. Tenho sempre à mão artigos indispensáveis como papel-vegetal, encerado e celofane, para forrar latas e caixas e fitas, cordel, carimbos, botões e etiquetas, para decorar”.

O livro traz no final os moldes para a casa de gengibre, elemento comum no Natal de alguns países do norte da Europa.

A britânica Alison Walker é atualmente editora na revista Country Living (edição Reino Unido). Tem vários livros de culinária publicados e trabalhou como conselheira alimentar em diversos filmes e programas de televisão. Estudou cozinha numa das mais conceituadas escolas de gastronomia de Londres.