Os doces da nossa vida foram ter às páginas de um livro

Os segredos, as histórias e as receitas são contados por Virgílio Nogueiro Gomes, um dos maiores especialistas em gastronomia nacional.

'Doces da Nossa Vida: Segredos e Maravilhas da Doçaria Tradicional Portuguesa’ é, mais do que um livro, uma viagem às cozinhas de outrora, onde as mulheres comandavam os destinos domésticos. Depois de ‘Tratado do Petisco e das grandes Maravilhas da Cozinha Nacional’, Virgílio Nogueiro Gomes lança uma obra sobre doçariam “uma linguagem muito mais poética” e que recorda a infância passada nas cozinhas de família.

O autor dá-nos as receitas de origem conventual ou popular, mas também fala sobre a origem dos ingredientes – açúcar, ovos e mel ocupam um lugar especial, mas também refere o chocolate ou o marmelo, por exemplo. O contexto de cada receita e o conhecimento profundo sobre a realidade de outras épocas transparece ao longo do livro, que conta histórias tão deliciosas como os próprios doces.

Com prefácio de Alexandra Prado Coelho (Público), ‘Doces da Nossa Vida’ é editado pela Marcador e está à venda por €18,50.

artigo do parceiro:

Comentários