“Vivemos num mundo muito confuso relativamente à alimentação, nomeadamente, a saudável. De um lado, temos nutricionistas que ocuparam um lugar de destaque e nos dizem o que comer, milhares de livros sobre emagrecimento, marketing enganoso em torno de produtos pouco saudáveis, mas vendidos como tal e, do outro lado, temos cada vez mais pessoas doentes, infelizes com os seus corpos e frustradas com dietas sucessivas que falharam”, explica Maria de Oliveira Dias.

Por isso mesmo, as principais inspirações para as receitas de "Os Básicos da Cozinha Vegana" (Editora Corvus) vêm das cozinhas e receituários das nossas avós. Pretendem ser reinterpretações simples, rápidas e deliciosas, saudáveis e nutritivas, porque cozinhar – e comer -, é, e deve sempre ser, um prazer. Como o próprio título indica, todas as receitas são veganas, e o livro começa exatamente por explicar o conceito de veganismo, descartando alguns mitos e ensinando o que comer e o que incluir na despensa lá de casa.

Dividido em três capítulos, “Os Básicos da Cozinha Vegana” apresenta receitas para Pequenos-almoços e Snacks, Receitas e Sobremesas “Primaverão” e Receitas e Sobremesas “Outoninverno”, porque uma alimentação saudável e equilibrada pressupõe conhecer e usufruir dos alimentos que cada estação nos traz.

“Os Básicos da Cozinha Vegana” um livro que derruba mitos alimentares

Para os pequenos-almoços, Maria dá sugestões como Granola, Papas de Aveia, Tapioca, Tofu Mexido e, ainda, uma seção dedicada a “Para Barrar no Pão”, porque a vida não é só feita de pão com manteiga.

No capítulo dedicado ao “Primaverão” encontramos receitas como Pataniscas de arroz com tomate e beldroegas, Strogonoff de cogumelos, tortilha, hambúrgueres de quinoa e feijão azuki e, nos doces, Panna cotta de coco com compota crua de chia e morango, Tarte de cacau e morangos e bolo de coco da minha mãe.  O “Outoninverno” requer a confeção de pratos mais reconfortantes, como Rancho, Feijoada, Tofu à brás, Empadão, Quinoa malandra de cogumelos e, biscoitos de figo, Tarte de frutos secos ou Quadrados de chocolate, nas sobremesas.

“Este livro pretende voltar aos básicos, de pés na terra e partilhar esta forma de comer - e de viver também - que é mais consciente, mas nem por isso complicada ou sensaborona. São os básicos de uma cozinha que faz pessoas saudáveis e, por isso, felizes”, acrescenta Maria.

“Os Básicos da Cozinha Vegana” encontra-se à venda nas livrarias e grandes superfícies por 16,50 euros