Passaram seis anos desde que a jornalista Clara de Sousa arriscou chegar ao público através de um meio diferente daquele pelo qual nos habituámos a vê-la. A pivô do Jornal da Noite arregaça de novo as mangas para a culinária e presenteia-nos com este “A Minha Cozinha – Best Of” (edição Casa das Letras). Na prática estamos perante um título que agrega receitas das duas obras anteriores (“A Minha Cozinha” e “A Minha Cozinha 2”), mas que lhes acrescenta um terço de novas propostas.
Este novo título da jornalista da SIC apresenta 20 novos pratos aos seus leitores assíduos, os que a acompanham no Facebook e canal Youtube, e a todos aqueles que querem, agora, descobrir a faceta de cozinheira de Clara de Sousa. Uma dimensão da jornalista que, como confessa, lhe foi passada pela mãe: “há algo que sei, desde criança, que me foi passado pela minha mãe e que se mantém inalterado. A cozinha é verdadeira partilha. (…) a cozinha é um espaço criativo, um laboratório, uma sala de aula (…) a cozinha faz-se também com ingredientes que não vêm nos livros”.
Diz-nos na introdução ao livro a autora: “nestas páginas estão receitas de sempre, com cunho mais tradicional, que nunca passam de moda, ou receitas mais atuais com ingredientes muito usados na gastronomia de outras partes do mundo, mas que já entraram nas nossas cozinhas e vieram para ficar”.
O presente título soma em relação às obras anteriores uma preocupação extra, assinalar em algumas receitas as três intolerâncias mais comuns, aos ovos, lactose e glúten. “Felizmente, há ótimas receitas, que não segregam ninguém à mesa, que não obrigam a fazer pratos diferenciados, em que a partilha é total”, refere Clara de Sousa.
Entre as dezenas de propostas que encontramos ao folhear a presente obra, referência para o caldo verde de coentros, o mexilhão duas mostardas, a açorda de tomate com ovos, as bifanas à moda do Porto, o frango do campo guisado, os supremos de lasanha, o bolo de chocolate em pó, o creme doce de arroz, a taça cremosa de morangos e amêndoas.
De resto, “A Minha Cozinha – Best Of” mantém a linha dos livros anteriores, receitas simples e saborosas, fáceis de compreender e executar.
O livro chega aos escaparates com o preço de 10,90 euros.
Comentários