O bê-á-bá dos queijos portugueses

Uma viagem de conhecimento ao Portugal dos queijos é a proposta da presente obra assinada por uma especialista no assunto. Manuela Barbosa alia conhecimento científico a trabalho de campo e apresenta-nos neste “ABC dos Queijos Portugueses”, os ditos à mesa, na história e até mesmo nos campos. Afinal de contas, sem bons pastos não há bom leite, nem bom queijo.

O “ABC dos Queijos Portugueses”, uma edição da Feitoria dos Livros, é uma visita ao percurso histórico dos nossos queijos tradicionais. Um livro que nos revela a importância decisiva que o solo, o clima, a espécie/raça produtora do leite, a sazonalidade e o saber fazer, têm nas características de cada queijo e na qualidade.

Uma obra onde não escapam os incontornáveis Serra da Estrela, Azeitão, Serpa, São Jorge, Terrincho, entre muitos outros queijos com assinatura nacional

Manuela Barbosa que já assinou em co-autoria outras obras (“O Leite e os seus Produtos”), apresenta-nos no presente título os queijos, região a região. Demonstra, com isto, a grande diversidade existente a nível nacional.

Uma diversidade que verte para a vertente culinária. Os queijos portugueses propõem-nos uma requintada paleta de sabores. Por isso mesmo, este livro sugere uma iniciação à degustação de queijos, assim como a sua utilização como ingrediente culinário, uma mais-valia gastronómica.

Manuela Barbosa, natural de Lisboa, licenciada em Farmácia, bolseira do British Council e ACTIM, especializou-se posteriormente em Ciência e Tecnologia do Leite e Produtos Lácteos, em diversos países europeus.

Iniciou a sua atividade científica no INII em 1965 onde permaneceu até 2006 integrando posteriormente a Unidade de Indústrias Lácteas no âmbito do LNETI-INETI.

Participou em vários projetos Europeus de I&D para o estudo e proteção de Queijos de Denominação de Origem.

Tem colaborado em várias revistas científicas internacionais.

O livro chega aos escaparates com o preço de 14,70 euros

artigo do parceiro:

Comentários