Livro: Os “Pratos & Travessas” de uma fotógrafa de exceção

“Pratos & Travessas”, de Mónica Pinto, é um livro de receitas que faz abrir o apetite só de olhar para as fotografias. A autora é fotógrafa e food stylist de profissão, tendo o seu trabalho tido destaque em várias publicações de prestígio como a Fork Magazine, Wall Street International ou a Lust Auf Genuss, entre muitas outras.

Este é o livro de estreia de Mónica Pinto e resulta do seu trabalho enquanto profissional nesta área, mas também do seu blogue, que dá nome a este título. “Pratos & Travessas” (Bertrand Editora) foi o primeiro blogue português a ser nomeado, entre 40 mil blogues de todo o mundo, para os BFBA - Best Food Blogs Awards da revista americana Saveur. Foi o único blogue, em 2012, a ser nomeado nas duas categorias de fotografia então existentes.

Não sendo cozinheira de profissão, Mónica Pinto é com todo o seu coração. Quando não está a fotografar, dedica-se a confecionar pratos para a família e os amigos. Através das suas próprias palavras, a autora explica como pretende que este livro seja uma deliciosa fonte de inspiração para todos, dentro e fora da cozinha. «Assim que comecei a trabalhar neste projeto, o meu primeiro desejo foi criar uma fonte de inspiração para quem já está à vontade na cozinha, mas também para aqueles que querem começar a cozinhar, na forma de receitas caseiras, familiares e com uma pequena seleção de algumas das melhores receitas do blogue. As receitas que gostamos de comer cá em casa e que gosto de cozinhar e servir nas mais variadas ocasiões, representadas por imagens lindas, apelativas e algumas histórias pessoais e gustativas», explica a autora no seu blogue.

Apesar do livro assumir o nome do blogue, as receitas que constam no livro são quase todas inéditas e mesmo as que transitaram do blogue para o livro foram atualizadas, dando-lhes uma nova abordagem.

Bolo húmido de chocolate e mascarpone, quadrados amanteigados de amoras, tartes de maçã e framboesas em flan e tarte de alheira, couve e maçã verde são algumas das receitas que constam no livro.

O livro chega aos escaparates com o preço de 18,80 euros.

pratos e travessas

artigo do parceiro:

Comentários