Livro: “Fechar a boca” não é a melhor forma de fazer uma dieta

O mundo das dietas está repleto de ideias feitas, enganos e mitos. Paula Beirão Valente, nutricionista, aprofunda e explica estas questões no seu livro “Segredos de uma Nutricionista”. Emagrecer não se resume a “fechar a boca” e a autora explica-nos porquê.

“Segredos de uma Nutricionista”, uma edição Nascente, apresenta-se ao leitor em mais de 40 receitas divididas pela sua função drenante ou tonificante. Acresce a esta dimensão alimentar conselhos e truques para seguir um plano de perda (e manutenção) de peso equilibrado. Paula Beirão Valente demonstra que o caminho para uma perda de peso com sucesso não está nas calorias, nem nos medicamentos, nem em dietas desequilibradas, mas na combinação alimentar certa, sem abdicar dos pequenos prazeres da vida.

A autora deixa-nos algumas perguntas: “Já lhe aconteceu fazer dietas de que se cansa facilmente? Ou outras em que perde rapidamente peso, mas recupera-o pouco tempo depois? Sabia que perder peso e perder volume não é a mesma coisa? E que perder peso muito depressa pode até resultar no contrário do que pretende?”

Em 192 páginas, a nutricionista desmistifica várias conceções erradas, como a de “fechar a boca” para emagrecer, e defende que se deve seguir uma vida normal, fazendo refeições pouco restritivas. O mais importante é encontrar o equilíbrio certo entre o que deseja e aquilo de que o seu corpo necessita, seja em casa, num restaurante, ou na rotina do exercício físico.

Entre os muitos conselhos que encontramos no presente título, há dicas para organizar as idas ao supermercado, tornar as refeições mais saudáveis, dicas para quem viaja e para contornar as tentações, truques para não ter fome.

Diz no prefácio à obra João Espregueira-Mendes, Diretor da Clínica do Dragão-Espregueira-Mendes Sports Centre: “Este livro estabelece-se como mais um excelente contributo na área da Nutrição, com grande utilidade para aqueles que lidam com este tema. Os capítulos são escritos por uma profissional com vasta experiência, que fornece uma análise crítica a aspetos essenciais na estratégia de uma alimentação adequada”.

Paula Beirão, uma conimbricense, colabora frequentemente com revistas, jornais e rádios no contexto da nutrição e bem-estar. Nas suas consultas, esforça-se por substituir a palavra “dieta” por “plano alimentar”, porque além de este ser individualizado e intransmissível, a alteração alimentar não deverá ser temporária, mas enraizada no estilo de vida de forma natural. Desmistificar as ideias que as “dietas da moda” veiculam é a principal razão que a levou a escrever este livro.

O livro chega aos escaparates com o preço de 17,69 euros.

artigo do parceiro:

Comentários