Livro: É “Superfácil” ir para a cozinha e preparar receitas com seis ingredientes

O amador na cozinha ou quem não quer perder muito tempo nesta, encontra em “Superfácil – Pratos” e “Superfácil – Sobremesas”, 138 bons motivos para se dedicar às artes culinárias. Nenhuma das receitas sugeridas tem mais de seis ingredientes.

Nenhuma das receitas que encontramos em “Superfácil – Pratos” e “Superfácil – Sobremesas” (Jacarandá Editora) conta com mais de seis ingredientes, algumas chegam mesmo a ter apenas dois. O tempo também não é um embaraço, visto as propostas estarem pensadas para ocuparem o leitor, entre dez a 40 minutos, já com preparação incluída.

Duas obras que contam com uma forte componente visual. É-nos apresentada uma fotografia de cada uma das 69 receitas e imagens dos ingredientes individuais. As notas explicativas, claras, resumem-se a meia dúzia de linhas.

Todos os autores convidados para produzirem receitas para os presentes títulos têm, ainda, outros princípios em consideração: no final deve ficar pouca louça para lavar e as receitas não exigem técnicas ou utensílios apurados.

O que temos então? No caso de “Superfácil – Pratos”, Sabrina Fauda-Rôle e Akiko Ida (fotografia), sugerem-nos, por exemplo, um Esparguete com camarões e limão. Não mais do que a massa, o marisco, natas, limão e endro. Fica pronto em 25 minutos e serve quatro pessoas. Uma outra sugestão, um delicioso Arroz de leguminosas, com lentilhas-verdes, bacon, salsichas toscanas, cebola, dente de alho e louro. Já uns brócolos com espinafres e caju ocupam-nos 15 minutos e, para além dos vegetais citados, só acrescem ao preparo, o vinagre balsâmico, o azeite e um pedaço de parmesão.

“Superfácil – Sobremesas” segue o mesmo princípio. Neste caso Natacha Arnoult e Valéry Guedes (fotografia), conseguem o milagre da redução. Um Fofo sem cozedura apenas carece de chocolate negro, creme de castanha e manteiga mole. Está pronto em 15 minutos e sacia quatro comensais. Já às Maças em massa quebrada apenas temos de lhes juntar ovos e açúcar. Um gelado de framboesa rápido prepara-se em dez minutos e, além do fruto vermelho, só leva banana e mel.

Os livros chegam aos escaparates com o preço de 11,90 euros cada.

artigo do parceiro:

Comentários