No seu mais recente livro, Gabriela Oliveira, incentiva os portugueses a prepararem refeições completas, snacks e sobremesas, usando somente ingredientes de origem vegetal - com receitas sem carne, sem peixe, sem ovos, sem lactose e, muitas, sem glúten.

Entre as propostas apresentadas, encontramos neste “Cozinha Vegetariana para Quem Quer ser Saudável” (edição Arteplural) ingredientes menos habituais, como a quinoa, o bulgur, o tofu e o seitan. Receitas que recuperam ingredientes tradicionais, como o feijão, o grão, as favas ou, até, as urtigas.

O livro ensina a preparar em casa, de forma rápida e descomplicada, receitas totalmente vegetarianas para o pequeno-almoço, lanche, almoço, jantar e sobremesas saudáveis para dias festivos. Entre as propostas que encontramos nas perto de 190 páginas desta obra estão batidos e águas vitaminadas, biscoitos de amêndoa, scones de banana, sopa de feijão e urtigas, almôndegas de lentilhas, tarte de abóbora e tangerina, salame de chocolate e avelã, pudim de chocolate.

Com uma introdução que explica claramente as vantagens para a saúde de uma alimentação vegetariana e fornecendo informações detalhadas sobre as principais fontes de nutrientes, este novo livro ajuda a “desconstruir muitos mitos e preconceitos à volta da alimentação, apresentando alternativas válidas para uma vida mais saudável, compassiva e ecológica”, reforça a autora, vegetariana há quase duas décadas.

Gabriela Oliveira nasceu em 1975, no norte de Portugal. Tem três filhos e tornou-se vegetariana há quase duas décadas. É licenciada em Comunicação Social e colaborou em várias publicações. É autora, entre outros, dos livros “Alimentação Vegetariana para Bebés e Crianças” (Arteplural, 2011), “Cozinha Vegetariana para Quem Quer Poupar” (Arteplural, 2014). Adora o desafio de criar receitas e realiza regularmente workshops de cozinha vegetariana. Criou a marca Vegan Food.

O livro chega aos escaparates com o preço de 18,80 euros.

Cozinha vegetariana para quem quer ser saudável