Livro: Como sabe bem ter à mão um jardim comestível

Ter à mão alimentos frescos e saborosos para cozinhar é um objetivo alcançável mesmo que disponha de pouco espaço. O que “A Horta-Jardim Biológica” nos propõe é a fusão entre útil e agradável. O espanhol Mariano Bueno apresenta-nos um guia de horticultura urbana que é, ao mesmo tempo, um manual para um jardim comestível.

Os benefícios de cultivar legumes e vegetais, seja em hortas comunitárias seja em varandas e terraços ou até mesmo dentro de casa, são amplamente conhecidos. Os horticultores urbanos sofrem de menos stresse, ajudam o ambiente e têm sempre à mão ingredientes frescos e saborosos para cozinhar.

Aquilo que o espanhol Mariano Bueno traz aos leitores portugueses neste “A Horta-Jardim Biológica” (uma edição Arteplural) é a união entre dois mundos que são conciliáveis, o do cultivo com fins alimentares e, simultaneamente, espécies que esteticamente compõem um jardim aprazível.

São diversas as flores comestíveis e com propriedades gastronómicas; por outro lado, grande parte das hortaliças pode ser cultivada de forma a terem uma apresentação estética. O autor que já lançou vários bestsellers sobre este tema, convida o leitor a criar o seu próprio espaço verde doméstico. O guia apresenta-se dividido em três áreas: “A Horta-Jardim: Cultivar em Espaços Pequenos”; “Elementos Essenciais para o Cultivo Biológico”; “Beleza, Ecologia e Saúde na Horta-Jardim”. Um livro que contém uma grande quantidade de informação, técnicas de cultivo e truques para facilitar a criação e manutenção de uma produtiva horta-jardim biológica em espaços reduzidos, mesmo numa varanda.

Mariano Bueno é um pioneiro e um dos maiores especialistas e divulgadores europeus da agricultura biológica. A sua trajetória pessoal e profissional abarca áreas tão multidisciplinares como a Agricultura, a Arquitetura, a Psicologia, a Nutrição, a Biologia e a Física.

O livro chega aos escaparates com o preço de 19,90 euros.

Livro: Como sabe bem ter à mão um jardim comestível

artigo do parceiro:

Comentários