“Sou uma apaixonada por cozinha. Não reconheço nenhuma dádiva genética na dita paixão, mas que ela apareceu cedo e veio para ficar, disso não tenho dúvidas”. Rita Malvar, psicóloga de formação, assim se confessa na introdução do seu livro “Comida de Verão – Sabores para o ano inteiro” (edição Manuscrito). Em quatro páginas, a autora celebra o amor pela cozinha e pelos que lhe estão próximos. Um livro que começa com uma história sentida, “quando um cancro rápido e cruel se instalou num membro da nossa família - a minha sogra”, escreve Rita.

Nessa altura, esta cozinheira amadora lançou mãos à obra e produzia o menu do dia para a familiar. Marmitas de cozinha saudável, entregues com amor, “momentos de felicidade explodiam a cada colherada de sopa, garfadas de um petisco desejado e um cheirinho de pudim ou gelatina”, acrescenta a autora, senhora de uma cozinha rica em ingredientes frescos e sazonais.

Uma dedicação culinária que Rita estendeu à alimentação dos dois filhos e que acabou por verter no blogue Rita’s Messy Kitchen. Agora, no presente título, estão reunidas cem receitas pensadas para esta época do ano: “o corpo pede saladas coloridas, sumos saborosos, snacks e sandes saudáveis. Abusamos dos frescos da época, de frutos e legumes cheios de cor, transformados em saladas, smoothies, sopas frias ou até num gelado”, lemos na apresentação do livro.

De resto, ao folhearmos este “Comida de Verão – Sabores para o ano inteiro”, vamos encontrar propostas para o pequeno-almoço: sumo de kale, manga e linhaça. Bolo de tâmaras, papas de aveia com cacau; sugestões para um almoço ligeiro com sopas frias (de meloa ou gaspacho de tomate e melancia), saladas (de agrião e melancia, de quinoa e cereja).

Não faltam as “sandochas com pinta” (hambúrguer de tofu e chips de batata-doce, tosta de pimentos com brie e pesto); as marmitas saudáveis (ceviche de robalo e abacate). Cem propostas que se espraiam, também, nos lanches e snacks (muffins de iogurte e mirtilo, barritas energéticas de granola). Não esquecer as “jantaradas” com “petiscos surpreendentes” (moqueca de lula, bolinhos crocantes de quinoa). E como tempo quente pede churrascada, a Rita sugere espetadas de salmão, costeletas de borrego e quinoto de espargos. Também há doces, bastantes. Alguns exemplos: gelado de mousse de lima, leite-creme de maracujá, bolo de crepes.

Receitas que a autora quer tornar extensíveis a todo o ano, não apenas a este verão culinário “inesquecível”.

O livro chega aos escaparates com o preço de 17,90 euros.

Livro: “Comida de verão” produzida com muito coração