Em 2014, o relatório de Saúde da OCDE apontou Portugal como o país da Europa com a mais alta taxa de prevalência de Diabetes. Estima-se que a Diabetes afete 13% da população portuguesa entre os 20 e os 79 anos de idade. Isto significa que mais de 1 milhão de portugueses tem Diabetes, dos quais pouco menos de metade desconhece ter a doença, que progride de forma silenciosa.

Ter diabetes não significa estar condenado a uma dieta monótona e insípida. Joana Ramos Oliveira, dietista responsável pelos cursos de cozinha da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, apresenta-nos em “Comer Para Controlar a Diabetes” (A Esfera dos Livros) perto de cem receitas deliciosas que são benéficas para quem tem esta doença e, ao mesmo tempo, recomendáveis para toda a família.

Peru de mostarda com castanha, Creme de feijão branco e tomate seco, Bolo de noz com aroma a baunilha, Bolachas de amêndoa e mirtilo, Granola de coco ou Panquecas de aveia são algumas das sugestões originais, simples e fáceis de cozinhar apresentadas nesta obra.

Cada receita é acompanhada por uma descrição do valor nutricional e a indicação da porção de hidratos de carbono para que possa conjugar receitas e criar o seu próprio menu diário sem que os níveis de açúcar no sangue desçam ou subam para valores prejudiciais à sua saúde.

Joana Ramos Oliveira exerce desde 2009 funções de coordenação de projeto na área da prevenção e rastreio da Diabetes na Fundação Ernesto Roma, instituição ligada à luta contra a diabetes. Realizou os vários cursos para profissionais de saúde da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP). Entre outras atividades, integra presentemente a equipa do projeto “Não à Diabetes!” Um Desafio Gulbenkian, que pretende evitar 50 mil novos casos de diabetes nos próximos cinco anos.

O livro chega aos escaparates com o preço de 18,90 euros.

Livro: “Comer Para Controlar a Diabetes” sem monotonia e com diversidade