Neste livro, a escrita de José Luís Peixoto viaja mais de 20 mil quilómetros, a par da mestria gastronómica do chefe Henrique Sá Pessoa e as imagens do fotógrafo Nicolas Lemonnier. Um périplo ao encontro das rotas do salmão e das culturas gastronómicas em torno deste peixe de águas frias.

“A Viagem do Salmão” (Casa das Letras, editora do Grupo Leya) faz as malas numa primeira conversa a três, ainda na luminosa Lisboa. Aterra, depois, na fria Noruega, onde o peixe nasce e cresce sem pressas. Ali, criar o salmão, mais do que um modo de vida, é uma paixão. No país do norte da Europa, Henrique, Peixoto e Lemonnier, visitam restaurantes, pitorescos mercados e vilas piscatórias, sobem fiordes com centenas de metros. Deixam ainda o convite aos chefes noruegueses: preparar algumas receitas tendo como inspiração o salmão, peixe versátil na culinária e nos gostos.

Entre as propostas dos chefes Morten Hagen e Tony Martin, umas tostas de salmão da Noruega, um salmão da Noruega marinado com pepino e espargos. Henrique Sá Pessoa acrescenta a sua cozinha e sugere-nos, entre outras receitas, paté de salmão da Noruega, salmão da Noruega assado com caranguejo real e pastinaca.

a viagem do salmão 01

Da Europa, a reportagem com mais de 200 páginas ruma ao extremo oriente. Uma mudança de cenário, no Japão, embora com o mesmo protagonista, proveniente da Noruega. No país do sol nascente, os autores de “A Viagem do Salmão”, repetem a fórmula norueguesa: visitam mercados e localidades, embora aqui numa escala superlativa. Os mercados estão entre os maiores do mundo, as cidades abrigam milhões de habitantes. Mas a escrita de José Luís Peixoto mantém-se intimista, seja na descrição de um jantar nipónico, ou na visita aos chefes que preparam o salmão a cru, incluindo-o no sushi. Henrique apresenta-nos, uma vez mais, as suas receitas: rolinhos de salmão da Noruega com legumes em papel de arroz; sopa com miso, salmão da Noruega e tofu.

Ainda nas receitas, Henrique Sá Pessoa convida para este “A Viagem do Salmão” alguns chefes de cozinha. Daniel Rente, Miguel Laffan, Rui Paula interpretam o salmão à sua maneira.

Henrique Sá Pessoa estudou cozinha no Institut Cordon Bleu. Viveu em Londres (Inglaterra), Sidney (Austrália), onde trabalhou nos restaurantes de hotéis. Já em Portugal, passou, entre outros, pelo Lapa Palace, restaurante Xarope, Bairro Alto Hotel. Em 2009 abriu o seu primeiro restaurante, Alma, seguindo-se o Cais da Pedra e um espaço no Mercado da Ribeira (todos em Lisboa). Para além do programa de televisão Ingrediente Secreto, tem vários livros publicados.

José Luís Peixoto é um jovem nome de relevo nas letras portuguesas. A sua obra ficcional e poética encontra-se traduzida em várias línguas. Em 2001 recebeu o Prémio Literário José Saramago. Entre as obras publicadas, Peixoto conta com os títulos “Em Teu Ventre” ,“Nenhum Olhar”, “Morreste-me”, “Livro”, “Dentro do Segredo”, uma incursão ao regime norte coreano e uma primeira abordagem do autor à literatura de viagens.

Nicolas Lemonnier é fotógrafo de alimentação e lifestyle.

“A Viagem do Salmão” resulta de um desafio da Norge - Conselho Norueguês das Pescas.