Lisboa – Mostra de Queijo de Serpa antecipa a feira que vai decorrer na localidade alentejana

De 23 de Janeiro a 1 de Fevereiro decorrerá no El Corte Inglés de Lisboa, em frente do Club del Gourmet, uma mostra especial dos queijos de Serpa. Uma iniciativa que antecipa a 14ª edição da Feira do Queijo que decorre na localidade alentejana de 27 de fevereiro a 1 de março.

Esta iniciativa do El Corte Inglés e da Câmara Municipal de Serpa, em associação com os produtores da região, visa promover o queijo e a cultura regionais.

Recorde-se que a Feira do Queijo em Serpa está, este ano, agendada para os dias 27 de fevereiro a 1 de março (Pavilhão de Feiras e Exposições de Serpa). Um certame que irá receber mais de cem expositores, cerca de metade dos quais de queijo. Juntam-se outras áreas como artesanato, produtos regionais como o vinho, enchidos, azeite, pão e doçaria conventual; tasquinhas com gastronomia típica e outras atividades ligada ao mundo rural.

Em complementaridade há, permanentemente,  animação musical,  desfiles de grupos corais, demonstrações de tosquia e ordenha e perícia por cães pastores

Em simultâneo, decorre o concurso “Melhor Queijo da Feira do Queijo do Alentejo 2015”.

A feira vai, ainda, apresentar espetáculos musicais, animação circulante e DJs, entre outras propostas, culminando num Encontro de Corais Alentejanos.

É de salientar no programa o Ateliê de Fabrico do Queijo, colóquios técnicos sobre queijo e show cookings variados, com chefes de renome.

Tendo origem no concelho de Serpa, a área de produção do Queijo Serpa, de paste semimole, produzido a partir de leite de ovelha, é hoje bastante mais alargada, podendo ser produzido em quase todo o Baixo Alentejo. Tem Denominação de Origem Protegida desde 1996.

Entre os produtos subsidiários do fabrico do queijo, está o requeijão e o almece.

Foto: Visitalentejo

artigo do parceiro:

Comentários